quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ARTIGOS INTERESSANTES - Mensagens Exclusivas

   As Mensagens Exclusivas, são aquelas em que os pregadores pregam exclusivamente para um tipo de pessoa. Alguns pregadores pentecostais pregam somente para pentecostais e outros tradicionais, pregam somente para tradicionais. Muitas vezes um pregador pentecostal, prega uma mensagem que só os pentecostais entendem e outros tradicionais pregam uma mensagem que só os tradicionais compreendem. Eles vão deixando de lado um tipo de ouvinte, que vai ficando cada vez mais esquecido: O visitante Não Crente. São mensagens exclusivas para crentes, que agradam e emocionam os crentes.
   Veja como isso ocorre: Quando o pregador lê um texto e começa a explanar, sem explicar o contexto, e usando jargões que só os crentes conhecem, ele estará deixando de fora os ouvintes não crentes, que muitas vezes, ficam no culto sem entender nada.

   Em outras ocasiões a coisa fica mais ridícula, quando um pregador pentecostal, critica de púlpito, a visão tradicional, ele estará se desabilitando a pregar em uma igreja tradicional e vice-versa, dessa forma vai crescendo a divisão entre essas duas importantíssimas visões evangélicas.
   Enquanto nossos pregadores vão travando seus embates teológicos com suas frases conhecidas: "Deixa de ser geladeriano!" "Abre essa boca, crente frio!""Pedra de gelo", contra outros: "Deus não é surdo!""Pra que pula-pula na igreja?" Eles deixam de pregar a mensagem que ensina, que consola, que edifica, que liberta e que converte.

   Faço aqui um apelo aos pregadores e aos futuros pregadores, estejam habilitados a pregar em todos os púlpitos, seja tradicional, pentecostal ou neo-pentecostal, seja em um casamento, no trem ou ao ar livre, seja no tribunal ou na prisão. Pratique a ética, honre a Cristo e respeite o ouvinte. E lembre-se que a mensagem é de Deus!


Marcos André - Professor


7 comentários:

  1. a paz do Senhor, amado, muito bem lembrado, ontem (quinta 20/01) eu e meu filho fomos ao culto numa das gongregaçõe da IEAD Madureira em Ji-Paraná - RO, a mensagem foi boa pra mim que já tenho um certo conhecimento teologico. mas meu filho que tem 13 anos não entendeu nada. que possamos ser levados pelo espírito santo, e termos um pouco de etica.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Pb Valdinei, esse teu testemunho ilustra perfeitamente o mal que provoca as mensagens exclusivas. Outro dia eu convidei minhas sobrinhas que são católicas para assistirem o culto na minha igreja e pude ver que elas saíram sem entender nada. A partir dai eu passei a lutar contra esses erros nas pregações. Gostaria que os pregadores gaguejassem e falassem errado, mas dessem uma mensagem que o povo entendessem!

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR !! Na Palavra do Senhor diz: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14
    Até nós que já somos servos de Deus para entendermos temos que dar lugar ao Espírito Santo e buscar mais conhecimento, discernimento na Palavra do Senhor, porque se formos crentes carnais nunca vamos entender nada e vamos sempre ficar murmurando, essa é a verdade. Deus te abençoe quando puder, visite meu blog, lá no meu blog falo para todos sem excessão, e querendo avisar que JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO quero fazer minha parte, e devemos estar preparados para esse maravilhoso dia que para muitos será terrivel, mas para os salvos nascerá o sol da justiça. fica na Paz do Senhor.

    http://www.blogevangelicomaranata.blogspot.com


    Tamyres.

    ResponderExcluir
  4. A paz de Cristo irmã Tamyres, gostei do comentário irmã e pode deixar que vou lá no teu blog pra seguir e apreciar.

    ResponderExcluir
  5. A PAZ DO SENHOR .
    Li seu comentário em meu blog, acho que não é seu pc, acho que é meu blog que está muito carregado de imagens, tentei diminuir a quantidade de carregamentos no meu blog, quando o irmão puder voltar ao meu blog e dizer se melhorou ou continuou o peso no blog ficarei grata,pois nem todos tem essa paciência que o irmão tem de esperar um blog a ser carregado Rs,, Tenha um bom dia na Presença do Senhor.

    ResponderExcluir
  6. TEXTO DE ALTA RELEVANCIA... COM AS CANÇÕES SE PODE FAZER ISTO,COMPOR UMA CANÇÃO COM TEMA DIRIGIDO A UM PÚBLICO ESPECIFICO PARA UMA OCASIÃO COMO POR EXEMPLO: "ESPIRITO DE DEUS VENHO TE ADORAR GRANDE É A TUA MAJESTADE..."
    UMA PESSOA NÃO EVANGELICA GOSTA DO RITMO ENTENDE A ADORAÇÃO MAS, O QUE SERIA O ESPIRITO DE DEUS, POR QUE ADORA-LO, ELE RECEBE A ADORAÇÃO ?
    BOM MAS NESSE CASO É DIFERENTE "TEXTO SEM CONTEXTO É PRETEXTO PARA HERESIA".
    POR ISSO ELOGIO MAIS UMA VEZ O BLOG EM ESPECIAL ESTE ARTIGO RICO EM SUA SINCERIDADE E DE FACIL ENTENDIMENTO(POR NAO USAR PALAVRAS QUE REQUER O USO FREQUENTE DE DICIONARIO).

    GRAÇAS A DEUS POR ESTA INICIATIVA,LOUVADO SEJA O SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor, é verdade que o texto sem contexto é pretexto para a heresia, por isso vamos nos comprometer com o ensino da Palavra de Deus. Obrigo pelo seu belo comentário.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.