sábado, 2 de julho de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Circunstancias

Certa ocasião na Palavra de Deus, Paulo e Silas estavam presos em um cárcere, na cidade de Filipos, que seria uma espécie de presídio, juntamente com vários outros detentos. Mas Paulo e Silas tinham coisas que os outros presos não tinham, “a paz com Deus, a fé, o Espírito Santo, etc.” Por isso aqueles irmãos resolveram fazer um culto, ali mesmo no cárcere, eles começaram cantando e os outros presos iam ouvindo, com certeza havia ali uma admiração, pois ninguém passava por ali e ficava cantando. Um lugar que foi feito para gemer e se lamentar, estava sendo usado por Paulo e Silas para louvar ao Senhor.
 Diz o texto em Atos 16.25, que perto da meia noite, enquanto eles cantavam hinos a Deus e os outros presos ouvindo, sobreveio um grande terremoto, abalou o cárcere e todas as prisões foram abertas. Quando o carcereiro viu que se haviam aberto todas as portas, tentou se matar achando que os presos haviam fugido, mas Paulo o interrompeu de fazer isso, pois todos estavam ali. Então o carcereiro indaga-os o seguinte:

“E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
Atos 16.30

Nessa pergunta, o carcereiro, provavelmente se referia a salvação de sua vida e não necessariamente de sua alma, pois ele sabia que seria morto pelos magistrados, quando soubessem o que aconteceu, porém Paulo lhe declara que poderia ser salvo tanto ele, como a sua casa, tão somente se ele cresse no Senhor Jesus. Em seguida, Paulo anunciou para o carcereiro e sua família, a salvação da alma pelo sacrifício de Cristo na cruz, e toda a casa daquele homem, aceitou a Jesus como salvador.
   Da mesma forma o ser humano, que reconhece sua situação miserável, procura aquilo que os filhos de Deus possuem, que é essa capacidade de cantar e se alegrar em meio as dificuldades da vida, no entanto as pessoas querem algo que resolva suas necessidades imediatas, como problemas financeiros e familiares, porém o que Cristo tem a oferecer é muito mais amplo do que isso, Jesus oferece a salvação da alma e a inclusão imediata no processo de redenção, que ocorre de dentro para fora no ser humano e acontece de forma milagrosa, influenciando toda a família e parentes, levando a pessoa a fazer coisas e a tomar decisões que nunca fariam em outras ocasiões, como por exemplo cantar em meio as dificuldades da vida.
   Muitas vezes esperamos grandes , milagres de Jesus, mas o Maior Milagre de Cristo é essa transformação na vida de alguém, capaz de converter o planto em alegria, ainda que as circunstancias não tenham mudado tanto.


Marcos André - Professor 

4 comentários:

  1. Boa Noite! Passei por aqui para fazer uma visita em seu blog e aproveito a oportunidade para convidar você a visitar o [Blog do Ângelo], um espaço que gira em torno da seguinte temática: "Um olhar bíblico-teológico sobre temas atuais e polêmicos"!

    [Blog do Ângelo] - http://pbangelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, irmão Ângelo, visitarei e desejo apreciar os conteúdos, Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor. Obs : Se fosse salvar sua vida das mãos dos magistrados eu creio que Paulo e Silas teriam dito: calma carcereiro voce não vai morrer pois todos nós estamos aqui e vamos testemunhar em seu favor, não tenha medo. Creio que foi salvar sua alma pois ele tinha presenciado um milagre muito grande e sabia que Paulo e Silas eram servos do Senhor. Para salvar a alma só Jesus como disse os apóstolos, mas para salvar a vida literalmente, uma boa negociação humana. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse entendimento é o mais divulgado pois é a forma mais simples de se explicar. É também o mais devocional. De qualquer forma eu prefiro a explicação que eu dei na interpretação. É complexa, mas pode subsidiar muitas mensagens.

      Paz em Cristo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.