INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



____________________________________________________________________________________

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboços da Revista Editora Betel 1º Trimestre de 2013

_________________________
Conteúdos 2º Trim de 2012Clique Aqui! 
_________________________
Conteúdos 3º Trim de 2012Clique Aqui!
_________________________
Conteúdos 4º Trim de 2012Clique Aqui! 
_________________________
Lição: 1 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 6 Janeiro 2013
____________________________
Lição: 2 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 13 Janeiro 2013
____________________________
Lição: 3 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 20 Janeiro 2013
____________________________
Lição: 4 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 27 Janeiro 2013
____________________________
Lição: 5 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 3 Fevereiro 2013
____________________________
Lição: 6 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 10 Fevereiro 2013
____________________________
Lição: 7 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 17 Fevereiro 2013
____________________________
Lição: 8 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 24 Fevereiro 2013
____________________________
Lição: 9 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 03 Março 2013
____________________________
Lição: 10 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 10 Março 2013
____________________________
Lição: 11 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 17 Março 2013
Tema: A Parábola do Filho Pródigo e as Lições para a Igreja Atual
Esboço e Subsídio: Clique aqui!
____________________________
Lição: 12 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 24 Março 2013
Tema: Jesus Cristo é o Maior e Único de Todos
Esboço e Subsídio: Clique aqui!
____________________________
Lição: 13 - 1º Trimestre - Editora Betel
Data: 31 Março 2013
Tema: A Urgência de Avivamento Genuíno
Esboço e Subsídio: Clique aqui!
Conteúdo: Clique aqui!
____________________________

57 comentários:

  1. pastor maros paz do senhor . cade a liçao 1 da betelpor favor irmao estou esperando , da betel 7 de outubro qui DEUS possa te abensoa cada dia mais e mais com tanta jente deixando recado pro senhor , pendindo qui o irmao puplique a nossa liçao o senhor e um vasso de DEUS . PRA REVELA OS GRANDE SEGREDO DE DEUS EM NOSSAS VIDA . ESTOU AGUARDANDO ESTA LIÇAO HOJE POR FAVOR RSRSR SO DEUS E DEPOIS O SENHOR EM NOSSAS VIDA MUITO OBRIGADOOOOOOOOO BRITO

    ResponderExcluir
  2. kd a lição?coloca ai...to precisando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está no forno irmão kkkk, ta quase pronto, não vai arrancar os cabelos heim.

      Excluir
    2. PR. MARCOS MI DESCULPA POR FICA PWEDINDO AS POSTAGEM RAPIDA . VOU CONTAR UMSECREDO PRO IRMAO EU AXO QUI PRECISAMOS DE TEOLOGIA SIM MUITO ESTUDO SIM MAS O SENHOR JESU MI UMGIO COMO MISSIONARIA EU TINHA DEZ ANOS DE IDADE MAS NUNCA TEVE OPORTUNIDADE DE ESTUDAR TUDO QUI FASO E PRIMEIRO A MAO DE DEUS depois e o meu esforso e DEUS tem mi levantado pra ministra sofre muitas perseguisao na obra mas nao mi importo sabe porque o verdadeiro ministro e apedrejado msm olha eu olhando afoto do irmao da pra ve qui o irmao e uma pessoa humilde continua assim porque esta e avontade do espirito santo se o senhor podese comtemplar os milagre qui DEUS esta fazendo atravez do senhor . e grande e muito mais ele vai faze continua emcinando o povo de DEUS . so na quele grande dia vc vai comtempla as almas qui conquistaram o espirito santo . mim ordenou dizer estas palavra para o senhor pr. sou pequena e o senhor tem uma sabedoria inmensa ma s DEUS manda eu obedeso aleluia gloria DEUS nao desfalesa o senhor e contigo aleluia brito

      Excluir
    3. Paz irmã, obrigado por essa palavra, Deus continue te abençoando e te usando, eu precisava dessas palavras, você é profeta de Deus. Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  3. irmão Marcos Andre quem copiou a capa (revista)de quem? Uma é a capa da outra. mas esta bonita.
    Estamos aguardando a lição nº 2 da revista Betel
    Paz e graça do Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRSRSRS, Boa pergunta, quem copiou? Você tem razão estão bonitas, e o esboço está quase pronto. Paz.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. iRMÃO MARCOS ANDRE, OBRIGADA PELOS ESBOÇOS DAS LIÇÕES AJUDA MUITO
    NÃO SEI SE DEVO PEDIR ISSO, MAS FICA AQUI O PEDIDO. ESTOU SEM IMPRESSORA EM CASA, E TRABALHO DE SEGUNDA A SEXTA, ENTÃO TUDO QUE TENHO QUE IMPRIMIR GERALMENTE O FAÇO AQUI. EM CASA TENHO QUE COPIAR TUDO. ESTOU ATÉ ACHANDO QUE É UMA PROVA SABE.RSRSRSR
    O SENHOR ENTENDEU?????
    A PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
    GRATA

    ResponderExcluir
  6. a paz do senhor pastor estou precisando da lição 3 do dia 21 de outubro quando o senhor vai postar

    ResponderExcluir
  7. pastor quando o senhor vai postar a lição do dia 21 de outubro estou precisando muito

    ResponderExcluir
  8. Paz o irmão vai postar a lição do dia 28/10/2012. ainda amanhã
    sexta-feira
    paz

    ResponderExcluir
  9. AMADO IRMÃO, ESTOU ESTOU AGUARDANDO A LIÇÃO 4. OBRIGADA! DEUS CONTINUE TE USANDO!

    ResponderExcluir
  10. paz do senhor irmao MARCOS ANDRE. POR FAVOR MI RESPONDE SE JESUS TEVE CASA , FIQUEI EM DUVIDA COM ESTES VERSICULOS DE MAT. 4. V 13, E JOAO 01 V 35 38 MARCOS 02 V 1 TEM COMO OSENHOR TIRA MINHAS DUVIDAS. MISSIONARIA MARIA BRITO

    ResponderExcluir
  11. A PAZ DO SENHOR! PASTOR QUANDO VAI SAIR A LIÇÃO 6 DA BETEL AS QUALIDADDES DE PAULO. ESSAS LIÇOES MUITO ME AJUDAM. LOUVO AO SENHOR POR ESSA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  12. apaz pastor,Deus ti levantou nassa terra pra fazer a diferença,continui assim,eu estou aprendendo muito,eu fiz o curso de teologia basica a distancia do pastor paulo leiva macalao,e estou aprendendo mais com o senhor pastor,que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  13. PRESCISAMOSMUITO DE CONHECIMENTO SIM MAS NÂO PODEMOS ESQUECER DE BUSCAR A UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO

    ResponderExcluir
  14. Pastor Marcos, parabéns pela iniciativa de criar o clube da Teologia , que muitos tem nos ajudado e acrescentado.

    Deus continue abençoando a tua vida.

    ResponderExcluir
  15. Paz do Senhor,
    Meu nome é Alexandre, Diácono da Assembléia de Deus aqui no Distrito Federal. Parabéns pelo site. Aqui nos ajuda muito em pesquisas e consultas.
    Bem, já adquiri a revista EBD do próximo ano e ontem li alguns capítulos e observei que a mesma, em minha opinião, necessitará ser submetida a debates junto a professores antes das ministrações devido a exposição de assuntos. Vamos a alguns exemplos:
    CAPÍTULO 02: Item 3.:
    É dito que como resultado do ensino na igreja a pessoa que obedece viverá longos dias e que será próspera materialmente. Ocorre que a Bíblia prevê a busca na santificação e a defesa contra falsos ensinos resumidamente a importância do ensino na igreja. O autor de certa forma se contradiz com a lição de nº 09 da mesma revista.
    Vale ressaltar também em cima do que foi descrito no comentário em azul do subitem 1.2 onde hoje as Assembléias de Deus deveriam rever a Disponibilidade do Tempo de ensino tomado por ensaios de louvores, campanhas egocêntricas intermináveis, eventos e mais eventos tradicionais e principalmente reduzido tempo de escola bíblica.
    CAPÍTULO 09:
    Apenas mostraram uma única passagem (Jo 14.14) de referência para sustento da doutrina da prosperidade que os propagadores desta utilizam e nem se quer explicaram o real significado. Existem ao menos 18 a 20 versículos utilizados isoladamente aos quais eles sustentam. Bastava que em cada subitem o autor citasse um com a real interpretação e os famosos jargões por eles "distorcidos".
    CAPÍTULO 03:
    O texto em Juízes apresentado nada mais é que cumprimento profético de Levítico 26. Israel desobedece, nações invadem, destroem seu povo, são espalhados entre as nações etc. Foi dado ênfase novamente no veneno do Evangelho da Prosperidade financeira ao relatar no subitem 3.2 e conclusão, "Portas se abrindo e fechando", conforme obediência e desobediência do povo de Israel e agora com a igreja.O ensino dado e instruções passadas exclusivas a nação de Israel em Dt 28 e outros textos entregues, quando aplicados à Igreja distorcidamente, nasce a doutrina do evangelho da prosperidade. Já disse e repito que ensino não visa sucesso profissional e financeiro embora Deus abençoa também e conforme a sua vontade e sim serve para a santificação e consequentemente a salvação.
    Próximo de sua morte, Paulo lembra a Timóteo (2 Tm 4.1-6) de que nos últimos dias não suportariam a sã doutrina. Observe a preocupação de Paulo não era de sucesso financeiro alcançado através do ensino e sim de combate aos falsos ensinos.
    A revista Betel precisa sair um pouco da superficialidade e o tema em questão do próximo trimestre de certa forma, no geral, o autor não se posiciona em sua opinião. O aprofundamento era necessário.
    Espero ter contribuído.

    ResponderExcluir
  16. Pastor Marcos, Iniciarei adiantando a lição de número 02 da próxima revista 2013 betel,ok, pois chama muito a atenção as colocações do autor. Vamos lá, inicialmente já enxerguei que
    como aluno, faria as seguintes perguntas após ler a revista e como professor , ressaltava:
    subitem 1.1 Vale a complementação das passagens de 1 Tm 1.3 - 5 e 4.1 - 6,13,14. Faltou a ênfase da importância. Hb 12.14 "Esforcem-se... para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor." Não cita a importância do ensino nesse sentido. Após um verdadeiro arrependimento, nada melhor que o ensino para santificação. Lembrando que o ensino deve conduzir a submissão e vontade de Deus e não ao orgulho devido ao conhecimento Jr 8.8.
    Subitem 1.2 - Em se tratando de disponinilidade de tempo na programação da Igreja Institucional, atualmente de forma geral, as Assembléias de Deus atendem a responsabilidade do ensino em que são biblicamente destinadas a esse fim? Em caso negativo, o que seria ideal na programação?
    Subitem 1.3 - Neste subitem, como ficaria então a situação daquelas famílias em que apenas um adolescente ou jovem aceita Jesus Cristo e convívi em casa com ímpios sem que haja ninguém dessa família para educá-lo com ensinamentos cristãos? O autor esqueceu que na membresia não tem somente "berço evangélico" concorda? Alguém ficou de fora nesse subitem...
    Subitem 2.2 - Novamente o membro que é único na família não recebe ensino cristão de ninguém. O autor exclui, vamos dizer assim ou esqueçe, dessa situação colocando limitações.
    Item 3 - Subitem 3.2 - Não tem motivo bíblico de hoje o ensino objetivar longa vida nessa terra ou mesmo como consequência. Por amor ao evangelho poderemos perder nossa própria vida!!!!!!!!!
    Subitem 3.3 Jamais devemos incentivar o ensino avisando que ao aprender seremos prósperos materialmente.Isto é o evangelho da prosperidade que será tema da lição 09. O autor poderia relatar que a consequência do ensino eram de que faria-nos resistir as tentações, santificando-nos diariamente, e vacinados contra falsos ensinos, principalmente nos últimos dias. Vejam em 2 Tm 4.1,2.
    É provável que alguém nas ebd espalhadas pelo País ,citem a passagem de isolada de Atos 4.13 alegando que João e Pedro eram homens comuns, não instruídos, para defenderem que não necessitam de se debruçarem nas escrituras ou ouvir ensinos e instruções. Ocorre que os apóstolos por pelo menos três anos estiveram com jesus, aquele que habitava todo conhecimento até que anunciavam e Deus operava também em outras áreas interligadas, mas aprenderam antes através do ENSINO.
    Vou ficando por aqui. São considerações iniciais para acrescentar a preparação da lição 02 a ser ministrada em 13 de janeiro de 2013.
    Até
    Paz

    ResponderExcluir
  17. Nessa cultura pós-moderna e do consumismo, principalmente ocidental,como cristãos vemos os sofrimentos da seguinte forma: ontem sofri, hoje busco a Deus e amanhã estarei livre desse sofrimento. Quando no passado pertenci a uma determinada religião pensava do mesmo jeito. É encrível como nos consolamos com "esperança" de vitórias amanhã.Verdadeiramente, os ensinos de Paulo nos trazem uma reflexão; Porque queria tanto ir para o céu? Via o sofrimento como caminhada em diversos relatos bíblicos. O consumismo é estampado nas Igrejas. Vejam que, a moda é Pastores "corretores" de passagens aéreas para Israel. Pessoas se orgulham de conhecer a cidade , terem lá pisado, passado na Europa rapidinho enquanto milhões de cristãos brasileiros sustentam o luxo de diversas autoridades eclesiásticas que estampam o previlégio vamos dizer assim. Fala-se de dízimo em quase todos os meses parecendo que o maior problema do crente fosse os 10%. Na fome de dinheiro vemos também congressos e mais congressos e nunca com temas de nú de Tiago,aumento do tempo de ensino nas Assembléias, falta de estudos sobre seitas e heresias na membresia(não sei se é por medo, política,Pastores sede adeptos, isso porque elegem conselho de apologética. Doutores e mais doutores. Nunca vimos tantos formados, pós-graduados que em determinado momento calam-se e utilizam-se da famosa e poderosa ÉTICA. Campanhas materialistas arrolam no país com sete terças da vitória. 2013 está a 04 dias e já prometemos bençãos. "Se for da vontade de Deus faremos isso ou aquilo" acredito servir para daqui a dois minutos quanto mais...
    Devemos ter em mente que hoje nós crentes não criamos o hábito da leitura diária e abrir mão das coisas materiais,por isso temos tantos relatos de desesperança e murmurações.O simples some da igreja. Em nome dos prazeres proporcionados, esperamos angustiados por férias que virão fim de ano mas não esperamos a vinda dele que está a porta. Mas "é deles o reino dos céus", de quem,dos ostentadores de vitórias materialistas? dos tur em Israel e Europa? acho que não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Mendes, observo uma precisão jornalística nas suas palavras e vejo que você deseja uma mudança muito profunda no evangelho, mas lembre-se que o evangelho caminha conforme a escatologia prevê. Estamos contemplando estarrecidos o que os politicos cristãos estão fazendo nas igrejas. Vejo o apocalipse ocorrendo e o Senhor prestes a voltar.
      Acho que temos que buscar os remanescentes e prepará-los para a volta do Senhor. Obrigado pelas palavras esclarecedoras.

      Excluir
  18. "Corretores de viagens a Israel". Quer melhor funcionário propaganda de empresa de turismo que a Figura de um Pastor? é , com destino a cidade Santa.

    Bem, todos se fascinam com a história do povo escolhido para dar testemunho de Deus na terra (Is 43.7,10) e da cidade escolhida (2 Cr 6.6). Esquecem pois de que foi dado lei para conter as transgreções do p

    povo de Israel, e não obedeciam, foi-lhes enviado profetas, não obedeceram, Deus operou milagres aos olhos deles, não adiantou, Permitiu invasões, não sensibilizaram, mandou seu único Filho, crucificaram...

    Hoje em Jerusalém existem mais ateus do que em todas as épocas e nestes se incluem diversos israelenses da descendência sanguínea em Abraão. Outros amam a Deus até Deuteronômio. Iniquidades diversas, tem promessa sim este povo de um lar(Gn 13.14,15), um Reis da descendência de Dav (2 Sm 7.6-10) e um novo coração "(Jr 31.31-34). Para o que se converter ao fim da tribulação , claro, em sua segunda vinda serão livrados (Is 10.20,21).

    A questão não é essa. É que o mistério não revelado através dos séculos (Ef 3), A IGREJA, que tem que buscar a santificação através da Palavra e da oração como disse o apóstolo Paulo; tem mais desejo de conhecer os Montes das Oliveiras e sentir "o poder" do que seguir seus mandamentos. Tem mais desejo de levar um papelsinho com vários nomes de membros e pedidos de oração a fim de acontecer milagres, do que levar este mesmo papel com relação nominal dos famintos da congregação para as sedes poderosas dos ministérios liberarem os recursos que ora estão presos rendendo juros, tem mais vontade de verem na Itália onde Paulo foi preso do que serem seus imitadores, mais vontade do "tur" pela Europa e Israel, mais entreterimento , mais alegria...viva!

    O Espírito que Habita hoje te faz mais próximo de Deus do que o povo afastado e endurecido(Rm 11.25,26 - Mt 23.37-39).

    Cuidado com os famintos corretores de viagens peregrinaldas vamos disser assim.
    Paz a toods

    ResponderExcluir
  19. Imaginem se em uma congregação, no mês de Janeiro, não somente líderes e obreiros com situação financeira melhor, viajassem todos, membros, todos em um mesmo mês. A igreja fecharia?

    Bem, isso é quase que impossível em nosso país principalmente, onde a realidade social não é essa. Mas já repararam de um rotina de fim de ano e início de ano novo? Obreiros mais "de situação", líderes eclesiásticos desfrutam de praias, passeios e deixam a congregação ou a obra nas mãos daqueles que em nenhuma parte do ano "DESCANSAM"; é isso mesmo, todos merecem um descanso enquanto outros são reservas do time pois os titulares estão de férias. Escolas dominicais são vazias essa época do ano, eventos diminuem, assistência social,a exceção é claro, da pedição de dinheiro.

    Curioso é ver Pastores contando como foi a viagem maravilhosa a ouvintes que mal passaram três dias no interior do Goiás a visitar um parente enfermo e regressam em um pinga-pinga na estrada. Contam como se estivessem em sedes onde concentram-se geralmente classe média e alta.

    Pregam que o cristão deve viajar com a família como se a realidade deles mesmos fossem a da maioria da congregação.

    Dão técnicas de sair do stress através de muito, muitos recursos.

    A realidade da maioria das igrejas ligadas a sede não é a mesma das de situação. Talvez o dia em que pararem de cobrar repasse para a sede teremos recursos para pagar uma viagem de trinta dias a muitos irmãos que não viram o mar de perto...
    paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários fortes em irmão Mendes, porém são muito coerentes, Deus abençoe a tua vida. Me diz ai o que é um "pinga-pinga na estrada"
      Paz de Cristo irmão.

      Excluir
  20. Ônibus do interior (amortecedor/molas velhas e buracos na estrada)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa achei mesmo que fosse alguma coisa assim, veja que as diferenças regionais são grandes.
      Olha você mandou bem naquele comentário acerca das viagens a Israel, eu sempre quis ir até lá, mas eu penso em lugares onde os crentes estão sofrendo aqui no nosso próprio país, é terrível.
      Paz de Deus.

      Excluir
  21. "Quando [Jesus] ia chegando, vendo a cidade [Jerusalém], chorou" Lucas 19.41). É compreensível que nós querermos após um ensino e prgeção sobre a Batalha dos últimos dias - O Armagedom - desejarmos conhecer por um instante o Vale do Megido? Sim. Sabemos biblicamente que esta cidade tem promessa no futuro. Ocorre que fascinamos por um lugar que não só foi motivo de choro no próprio Filho de Deus devido aos pecados ds Israel, como também atualmente é palco de idolatrias e apostasia da própria descendência.
    Tenha certeza que o Espírito Santo repousa sobre vós (1 Pe 4) apesar de não ter tido oportunidade de pisar lá. Quer um consolo? 2 Tm 2.11, um dia reinaremos ressurretos com Ele em Israel durante mil anos e detalhe: Sem pagar pacote econômico de viagem...
    Em tempo: Anciosos todos estamos aqui, professores da Igreja, pelos comentários da lição 02 da Betel. Contamos com sua ajuda.
    Paz e Graça.

    ResponderExcluir
  22. Bala perdida mata universitária na noite de Ano Novo em Contagem (MG)
    Trecho da reportagem do Jornal da Record, hoje, leiam e depois conferiram o vídeo pelo site da emissora. Diz assim:
    Tristeza para uma família de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Uma bala perdida matou uma jovem na noite de Réveillon. Ela e o namorado caminhavam pela rua quando houve uma troca de tiros. Os criminosos fugiram.
    Segundo o repórter, eles estavam se dirigindo para a Igreja a fim de passar "a virada" quando ocorreu de ser a moça vitimada por munição de pessoas trocando tiros.
    Bem, o que disse nos textos a respeito do amanhã? do depois? A Bíblia não ensina que oremos pelo nosso futuro aqui na Terra. Na expectativa de desejar PORTAS E MAIS PORTAS ABERTAS no sentido material, planos para o agora nessa vida, pergunto, por acaso foi frustrado os planos para 2013 desta jovem moça? O que quero dizer é que temos fórmulas e dicas para ser feliz AQUI enquanto Paulo repetidamente falava do porvir, de nossa cidade que aqui não vemos. Mesmo que doloroso e incompreensível, o caminho do Senhor para nossas vidas visa a salvação, de modo que possa ELE ser glorificado em nós, "quer pela vida, quer pela morte" (Fp 1.20).
    Em outras palavras, a única porta que peço em oração que esteja aberta é a do céu pois como disse anteriormente, resta-nos continuarmos orando, vigiando e almejando o retorno para que Ele remova a Igreja pois nada irá melhorar. A morte do Justo é agradável a Deus, sim, então uma e somente uma dica para felicidade em 2013:
    Estar preparado para PERDER ESTA VIDA a qualquer momento!A sofrer por amor ao EVANGELHO;Cuidado com as campanhas de profetização do futuro de portas e comportas. Cada dia o seu mal.
    Que Deus console imensamente aquela família.
    Outro assunto que nos chama a atenção são os horários da programação. Revistos tem de serem. Enquanto uma parcela da igreja desloca-se para casa de madrugada nesses cultos de virada , muitos irmãos deslocam-se a pé em meio a escuridão, correndo vários riscos.Porque não colocam este culto de dia? Porque tentamos a Deus? Qual o problema de fazer a santa ceia de dia? Sabemos que de dia acontecem crimes mas quem vai de zero para casa confortavel e seguramente após cultos tardios e vigílias não representam a maioria dos membros.
    Paz

    ResponderExcluir
  23. Pausa: Pastor, no livro "É CRISTÃ A IGREJA EVANGÉLICA?" de Magno Paganelli, tem um capítulo que trata com fundamentação Bíblica o perigo das campanhas. Veja lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, é bom mesmo? Vou tentar achar, vende em todo o Brasil? O tema mostra que o livro parece interessante. Não sou muito a favor de campanhas de oração. Prefiro orar sem cessar, parece mais o estilo de Jesus. rsrsrs
      Paz.

      Excluir
  24. Concordo plenamente com o Diácono T Mendes. O cristianismo no Brasil está muito confuso. Tomara Deus que não cheguemos a situação da Europa e dos EUA, onde muitas igrejas foram fechadas por falta de membros. Aqui no DF o que se observa são as congregações se sacrificando, com membros passando necessidade, para manter luxo da Sede. Vai chegar uma hora que melhor será buscar a Deus em casa, pois não temos mais nos cultos ministraçoes sobre Cristo e o seu plano de salvação. Hoje se prega mais o antigo testamento com as promessas de bens matérias do que sobre a salvação em Cristo Jesus. O reino de Deus ficou em segundo plano.

    ResponderExcluir
  25. Pastor Marcos e Irmão Anônimo, vai aí uma grande dica que servirá não só para a lição 09 da Betel como também para palestras:
    No livro "O TOQUE DE MIDAS", de Kennedy Ragain, filho do evangelho da prosteridade,antes de morrer (2003) fez esse livro e no capítulo 06,desfaz o que escreveu e pregou a 50 anos atrás, defendendo e distorcendo passagens bíblicas isoladas desse evangelho. Incrível!
    Outra dica:
    Para o ensino dessa já considerada inclusa na matéria Seitas e Heresias por alguns teólogos, ensino na seguinte sequência:
    1)A importância do sofrimento
    2)Cristão e o consumismo
    3)Origem e histórico da doutrina da prosperidade
    4)vinte a vinte e cinco principais passagens e textos mais utilizadas pelos propagadores e sua real significância Bíblica
    5)A contradição e o voltar "atrás" de Kennedy R.
    Meus irmãos já está sendo uma benção! Alguns Pastores estão estarrecidos e impressionados.
    Em tempo: Irmão Anônimo, em Brasília,B.Hinn estará este mês ministyrando, é, aquele que se diz segundo messias. Pergunta se vai encher a igreja.
    Pastor não está fácil a próxima lição e lembro-vos além dos pontos anteriormente explanados , o subitem 1.3 o autor só menciona um público de berço e pais evangélicos excluindo aqueles irmãos que sãop filhos crentes sem mais ninguém da família.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino quantas pessoas irão! Gostei da sugestão do livro, mas sera q existe versão em portugues?

      Excluir
    2. Irmão Mendes, depois vou verificar esses itens que você mencionou, se for razoável eu coloco uma correção, pois o esboço já tá pronto. Paz, excelente sugestão de livro.

      Excluir
  26. A PAZ DO SENHOR IRMÃO MARCOS.COMO FAÇO P/TER ACESSO A PRÓXIMA LIÇÃO?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa meu querido, primeiro quem é você? Depois qual lição você está precisando? Se for a lição 2 do 1º trimestre de 2013, então já está no ar.
      Paz em Cristo.

      Excluir
    2. OK,PROF.PERDOE-ME POR NÃO ME APRESENTAR,MEU NOME É:MARCOS ANTONIO,SOU PRESBÍTERO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA,PELA MISERICÓRDIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.A PAZ DO SENHOR.

      Excluir
    3. A paz irmão Marcos Antonio eu sou Marcos André teu servo, obrigado por acessar nosso CLUBE DA TEOLOGIA.
      Fique a vontade.

      Excluir
  27. A Paz, muito bom comentário, ajudou-me na ebd hoje. Na semana passarei as colocações da lição 3 no tocante a um cumprimento profético de Levítico 26. Dá uma olhada nesse capítulo Bíblico antes de ler a lição 3. Com respeito a Lição 03 gostaria de comentar a ênfase que o autor da revista colocou sobre o evangelho da prosperidade. Ficou subentendido que a prosperidade material a qual o autor relatou estivesse assossiado à obediência, comparando a situação de Israel com a igreja meio que distorcidamente. Lendo Levítico 26, temos bençãos e maldições sobre Israel caso obedecesse ou não respectivamente, muito bem definidas. Ao desobedecer, Israel dentre outras maldições (invasão do inimigo, disperção pelo mundo, fome...) tería também a destruição de suas terras.
    Ocorre que enquanto esteve no deserto, parece que dependia mais de Deus enquanto a vida melhorou em Canaã, aos poucos foram não mais dando ouvidos as instruções do Senhor repassadas por líderes. A questão era profética de consequência, agora levar para o lado de que a Igreja obedecendo prosperará financeiramente é afirmar que Deus deu seu único filho para morrer na cruz afim de encher nosso bolso de dinheiro onde naverdade , sabemos ou pelo menos alguns, de que Ele veio para dar o que dinheiro nenhum paga: a salvação de nossas almas.No subitem 3.2 Deus fechou "torneiras" devido sua Palavra em Lv 26 e então não foi somente a prosperidade.
    O autor se contradiz nos objetivos da lição após lermos toda a lição pois a concupciência da carne, cobiça dos olhos e soberba da vida é que trouxe maldição, uma delas, a prosperidade ao sair do deserto em que se "acomodaram " ao longo daquelas gerações e pela vontade de Deus como está descrita nos objetivos da lição, hoje para a Igreja prosperidade material é um grande risco de deixarmos de amar a Jesus em prol de Mamon...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo meu querido irmão, já está pronto o esboço da lição 3, eu fiz observações parecidas com as suas, procurei não ser muito crítico, para não descredenciar a revista da editora Betel, porém não pude deixar comentar sobre o que estava contraditório na lição. Obrigado pelas observações e pela ajuda, lembrarei do teu nome nos próximos agradecimentos.
      Graça e paz
      Se você conhecer alguém interessado em ajudar essa obra recomenda o CLUBE DA TEOLOGIA, estou precisando comprar alguns livros de teologia. mas são muito caros.

      Excluir
  28. CARO PROF.MARCOS,A PZ DO SENHOR.SE POSSÍVEL FOSSE,NÃO QUERENDO TOMAR O TEMPO DO IRMÃO Q É DEVERAS É PRECIOSO,GOSTARIA DE SABER SE O IRMÃO TEM UM TEMPINHO,P/POSTAR ALGO EM RELAÇÃO AOS APÓSTOLOS DO SÉC.XXI.
    A BÍBLIA Q EU LEIO DIZ QUE DEPOIS DE PAULO NÃO HOUVERAM OUTROS COM ESSA CHAMADA ESPECÍFICA,A PERGUNTA É:POR QUE VEMOS ALGUNS SE INTITULANDO APÓSTOLOS?.COMO SABEMOS PELAS SAGRADAS ESCRITURAS O APOSTOLO RECEBEU DO PRÓPRIO SENHOR ESSE MINISTÉRIO ATRAVÉS DE REVELAÇÕES SOBRENATURAIS,A EXEMPLO DISTO LEMOS SOBRE A VISÃO DO APÓSTOLO JOÃO NA ILHA DE PATMOS COM RELAÇÃO AO LIVRO DO APOCALIPSE.UM ABRAÇO DE TEU CONSERVO IRM.MARCOS.

    ResponderExcluir
  29. A PAZ DO SENHOR.O ESBOÇO DA LIÇÃO 3 DA ED.BETEL VAI SER POSTADO?.IRMÃO MARCOS ANTONIO.

    ResponderExcluir
  30. Amados professores da Escola Bíblica Dominical...Queridos eu fico imensamente feliz por ter esses esboços pra me ajudar a expor uma aula mais dinâmica, mas amados irmãos, não podemos deixar de procurar, de estudar, de pesquisar.. O pastor Marcos André, faz um grande esforço pra nos auxiliar, e agradeço a Deus pela vida dela, mas não podemos deixar que esses esboços os torne "viciados". Pastor nos ajuda, pra obra do Senhor, mas a responsabilidade é nossa pro ensino também. espero que os irmãos entendem a minha colocação, pq alguns escrevem aqui como se o Pastor tivesse a "obrigação" de postar os esboços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã GIGI você mandou muito bem, é isso ai, eu sempre procuro orientar os professores a não ficarem somente copiando, os esboços servem para orientar os professores a elaborarem seus próprios esboços.

      Graça e paz.

      Excluir
  31. A Paz Pastor, desculpe-me pela ausência,
    com respeito a Lição 05 da revista Betel, tenho a destacar:
    Subitem 1.2:
    "...verdadeiro culto"; O que o autor queria transmitir?
    Bem, acredito que o impedimento para o culto verdadeiro que vem de fora seria um tanto previsível e não surpreendente(João 15.18-21), mas interno vejo não irmãos "contra obra" ou algo parecido, e tão somente o estampado em nossas programações semanais da igreja, isso sim atrapalha o "verdadeiro culto".
    A realidade é que os interesses da igreja estão cada vez mais terrenos e temporais(e humanos).Cultos dirigidos a um público despreocupado com as regras de interpretação bíblica e desejosos de soluções imediatistas.Cultos centrados no homem e seus interesses, longe da busca da glória de Deus. Teorias da psicologia para explicar o erro deixando de aplicar o pecado, impondo "vitimismo", a auto-estima plainando na igreja. Realmente, a reconstrução do templo e Jerusalém ocorreu em meio a uma sociedade mista(Judeus e nações)após o exílio.
    O texto da revista traz não uma responsabilidade mas glória para o homem o fato de reformas. Reformas? "A glória é minha e não dou a ninguém...". Ora, existia um cumprimento profético de 70 anos de cativeiro.
    Sabe, João 6.28.29, curiosamente nos chama a atenção: A obra de Deus é fazer a vontade do Pai. Interesante. A uns deu para Pastores, outros para evangelistas, doutores, profetas...(Ef 4.11);
    Precisamos é olharmos para nós mesmos e vermos o quanto somos pecadores. Devemos tomar também cuidado com essas reformas modernas que afastam muito mais que ameaças externas.
    Vamos rebocar a hipocrisia? Vamos levantar um muro para impedir o egoísmo e amor ao ego de entrarem no templo do Espírito Santo, nosso corpo?
    Paz a todos

    ResponderExcluir
  32. Querido Pr. Marcos. Sou sua fã. Além de estudioso, possui muita sabedoria e unção. Sou diaconisa, superintendente e Professora da EBD da Ass. Deus Ministério Vila Nova.Gosto de pesquisar muito as lições para ter entendimento, aprender e poder transmitir um pouco aos alunos da EBD. Nenhum site é tão completo e interessante igual ao seu, pois, seus comentários são "equilibrados" e direcionados para as necessidades do povo de Deus, além de trazer a história Bíblica com detalhes e esclarecimento, onde podemos viajar e nos comparar com os povos de Deus descritos na Bíblia.Já estou anciosa pela lição de nº6.Muito obrigada, que o Senhor continue te usando para nos abençoar. Carmelina.

    ResponderExcluir
  33. A Paz Pastor Marcos
    adiantando um pouco a lição 6, acredito que a principal pergunta em todo o BRASIL será como distinguir profecia de profetada. Me parece que se perderá um pouco de tempo , no já curto espaço de tempo de ebd, discorrendo sobre significado no hebraico, como eram no AT , distinão no NT, mas repito, para ganharmos nesta lição, o dicernimento de profetada é o principal, assim vejo.
    Ou seja, a pergunta que todos os alunos indagaram será:
    Como saber quando Deus está falando conosco por intermédio de outra pessoa?
    1º) a exatidão determina se um mensagem veio do Senhor?
    Balaão , um profeta corrupto profetizou com exatidão sobre Israel e previu o nascimento do messias.Embora fosse preciso, seu fruto era ruimJesus disse que ele ensinava a Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.A Balaão foi oferecido uma riqueza se ele amaldiçoasse Israel;Deois ensinou a atraí-los ao pecado (Nm 31.16)o seu frutolevou o povo a julgamento 24000 morreram de pragaBalaão tinha um dom mas o corrompeu.
    Ou seja, se um profeta que embora profira uma palavra que se cumpra, ele deve ser rejeitado se conduzir às pessoas à idolatria, cobiça ou rebelião ( Dt 13.1-5;Cl 3.5). Deus chama de falso profeta devido seu fruto;
    2º) Devemos julgar a profecia ( 1 Co 14.29; 1Ts 5.20,21)como o espírito que a transmite(1 Jo 4.1)
    3º) CURIOSIDADE:
    É comum em todo País, irmãos irem para "montes". Bem, vejo primeiramente que a uns foi dado para..., profetas...
    "necessário que se julguem a profecia" que por ordem deve ser manifestada dentro da igreja. Como surgiram os "montes com profetadas(ou profecias"?
    Será que foi com a rédia dentro da congregação de não deixarem profetizar?
    Na lição 6, o autor cita ética na hora de profetizar. Bem, se Deus quer falar através de um varão, para exortar principalmente, qual o nível de ética? parâmetros?
    é , a lição 6 vai confrontar teólogos e pastores que nunca foram usados nesta área e ao mesmo te,po preocupados com seu rebanho em não serem enganados , legitimamente, com irmãos adultos de 4ª série do fundamental portadores de dom de profecia.
    "eis que te digo, não vai ser fácil, mas vai ser bom"
    Grande abraço Paz

    ResponderExcluir
  34. PASTOR, A PAZ, QUANDO VAI POSTAR A LIÇÃO 6 O EXERCÍCIO DE PROFECIA NA IGREJA ATUAL? PRECISO ESTUDAR ANTES DE SÁBADO, POIS SEUS COMENTÁRIOS ME AJUDAM MUITO. DESDE JÁ SOU GRATA.

    ResponderExcluir
  35. Meu irmão...
    Domingo será minha primeira vez dando aula na EBD e estou muito apreensivo... Se puder me ajudar disponibilizando o esboço com antecedência, ficarei muito grato...
    Já li a lição várias vezes mas parece que quanto mais eu leio, mais apreensivo eu fico me dando um branco...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não liga não, todos os professores já passaram por isso, rsrs
      continue estudando, pois o nervosismo vai passar assim que você estiver diante da turma e ver que conhece a matéria.

      Excluir
  36. A paz do Senhor, André!!!
    Domingo, dia 24, tivemos uma lição muito linda!!!
    É muito bom vermos servos dispostos a servirem ao Senhor...me veio a memória neste momento o hino da Aline Barros que diz assim: " Sem limites me entregarei...maravilhoso és...te dou meu coração...receba o melhor da minha adoração"!!
    A Ele seja dada toda honra, glória e louvor!!
    Eu te amo meu Jesus!!
    Abraços!!Augusta Aires_ TO.

    ResponderExcluir
  37. FRANCISCO DE SOUZA1 de março de 2013 04:35


    PROFESSOR MARCOS ANDRÉ.VAMOS AJUDAR COM UMA OFERTA.ISSO REQUER DO SEU TEMPO E DINHEIRO.COLABORE,EU JÁ FIZ A MINHA PARTE E VOCÊ.UM ABRAÇO E FIQUEM NA PAZ.
    FRANCISCO DE SOUZA- PRESBÍTERO ADVP.

    ResponderExcluir
  38. irmão marcos gostaria do comentario da lição 10 de março para me ajudar na aula da ebd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão Richard, estou me esforçando ao máximo, mas a elaboração desses comentários é muito cansativa, não posso correr senão o comentário fica sem a qualidade que se requer para o povo de Deus. Sei que o irmão entende.
      Paz de Jesus.

      Excluir
  39. A PAZ DO SENHOR PROFESSOR
    EU TBEM ESTOU NA ESPECTATIVA RSRSRS
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está bem irmão Elias, está registrado seu apelo rsrsrs. paz de Jesus.

      Excluir

Devido a comentários ofensivos, os comentários serão verificados pelo administrador do CLUBE DA TEOLOGIA e serão liberados posteriormente. Não serão permitidos comentários ofensivos a pessoa e as críticas não assinadas ou não fundamentadas.