ESTUDOS TEOLÓGICOS, INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA, ESBOÇO PARA AULAS DA ESCOLA DOMINICAL, ETC

____________________________________________________________________________________

quarta-feira, 12 de março de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da CPAD


AULA EM 16 DE MARÇO DE 2014 - LIÇÃO 11
(Revista: CPAD)

Tema: Deus escolhe Arão e seus filhos para o Sacerdócio  

Texto Áureo: Salmos 94.15
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição ensine os alunos a darem o mesmo valor à obra de Deus que os sacerdotes e toda a nação davam e como eles a reverenciavam.
- “O povo precisava aprender a adorar”, aqui está uma das funções do sacerdote, a de ensinar ao povo a forma correta de se aproximar de Deus e de Lhe prestar culto.
- “o Senhor separou a tribo de Levi”, o motivo pelo qual Deus separa a tribo de Levi foi o posicionamento que eles tomaram na ocasião do bezerro de ouro, pois antes de começar a matança dos idólatras, Moisés pediu que se ajuntasse a ele todos os que fossem do Senhor e o levitas se prontificaram em ficar do lado de Deus. Ex 32.26
__________________________________________
1. O SACERDÓCIO (ÊX 28.1-5)

1. O sacerdote.
- “o sumo sacerdote”, é o principal dos sacerdotes, Arão foi o primeiro sumo sacerdote.
- “sacerdócio de Arão apontava para Cristo”, significa que a mesma função de Arão de interceder com sacrifícios pelo povo, Jesus teria em relação a humanidade.
- “carecia de se apresentar diante de Deus”, quer dizer que por mais que o sacrifício do sacerdote representasse o de Cristo, ainda assim ele precisaria oferecer sacrifício por si mesmo primeiro.

2. O ministério dos sacerdotes.
- “apresentar o homem pecador”, essa é a função de mediador, por isso o sacerdócio é um dos três ofícios de Cristo, pois Jesus é o nosso mediador.
- “dons”, seria o mesmo que dádivas, ou doações como as ofertas alçadas.
- “mestres da lei”, pessoa encarregada de interpretar e explicar a lei para os leigos, tinha funções na Sinagoga e no Sinédrio.
- “Como Sumo Sacerdote, Cristo intercede”, Arão era sumo sacerdote, e o sumo sacerdote era o único que podia entrar diante da Arca do Concerto no tabernáculo, assim como Jesus foi o único que podia entrar no Santíssimo Lugar e oferecer sacrifícios pelo povo.  

3. O sumo sacerdote.
- “herança de terras”, eles deveriam estar voltados para o serviço de Deus e se tivessem recebido alguma herança com certeza estariam com problemas a mais para resolver. Aprendemos aqui que o homem envolvido com a obra de Deus deve estar concentrado em seu objetivo e não embaraçado com coisas materiais.
- “sacrifícios levados ao Tabernáculo”, dos sacrifícios que eram levados ao tabernáculo, alguns tinham partes movidas para o sacerdote e sua família, assim o sacerdote podia 
- “obediência e fidelidade do povo”, o sacerdote deveria zelar pela obediência do povo, pois se os judeus fossem infiéis os sacerdotes sofreriam. Hoje se os verdadeiros líderes cristãos quiserem ter ofertantes fiéis devem zelar pelas suas vidas espirituais.
_____________________________________________
2. A INDUMENTÁRIA DO SACERDOTE

1. A túnica de linho e o éfode (Êx 28.4-28).
- “de qualquer maneira”, os sacerdotes eram vistos como referenciais para toda a congregação e se eles se apresentassem com as suas vestes sujas ou fora do padrão apresentado então o povo teria uma impressão banalizada das coisas de Deus.
- “os apresentou diante do Pai”, esse era o papel do sumo sacerdote, pois Arão deveria se apresentar a Deus com a oferta pelo pecado de todo o povo, representando o que Jesus fez na cruz, a única diferença é que Jesus era a própria oferta.
- “ficava sobre o coração de Arão”, mostrando o motivo pelo qual o sumo sacerdote fazia tudo aquilo, era pelo povo de Deus que deveria estar em seu coração. Assim o nosso Sumo Sacerdote fez tudo aquilo na cruz, pois todos os povos da terra estão em Seu coração, Ele ama a todos.

2. O Urim e Tumim (Êx 28.30).
- O nome Urim e Tumim significa: “luz e perfeição” talvez tivesse esse nome pela sua utilidade de trazer à luz a perfeita resposta de Deus.
- “hora de tomar decisões”, essas pedras eram lançadas para se obter respostas de Deus como “sim e não” no capítulo 7 de Josué está escrito que a sorte foi tirada no meio do povo até chegar a casa de Acã, é provável que essa sorte tenha sido feita com Urim e Tumim pelo sumo sacerdote Eleazar.
- “de acordo com a Palavra de Deus”, naquela época não existiam Bíblias impressas como hoje, e o povo para saber a vontade de Deus se achegava ao sacerdote para que ele desse um parecer segundo a vontade de Deus. Hoje não essa necessidade pois o nosso Sumo Sacerdote nos fala ao coração pelo Seu Espírito Santo.
- É uma pena que exitem crentes hoje que querem consultar a Palavra de Deus usando a Bíblia como o Urim, abrindo em uma página aleatória e tomando o versículo encontrado como a vontade do coração de Deus para a nossa vida. Esse tipo de atitude não é recomendável.
_________________________________________
3. MINISTROS DE CRISTO PARA A IGREJA
1. Chamados por Deus.
- “querem viver da obra e não para ela”, no início todos declaram viver para a obra de Deus, só que muitos começam a perceber a possibilidade de ganhar muito dinheiro. Me escandalizo em saber que cantores evangélicos recebam mais de 70 mil reais em um único show gospel.
- “sem a direta chamada do Senhor”, se refere a pastores e dirigentes que se consagram pelo seu bel prazer, pela sua própria vontade, simplesmente para ganhar dinheiro ou adquirir posição social.
- “profanando a obra de Deus”, profanar algo santo significa misturar com coisas profanas, assim fazem esses que buscam cargos sem terem sido chamados por Deus para isso.  

2. Qualificações.
- “de modo a dar um bom testemunho”, lembre-se que assim como o sacerdote o pastor está em uma posição de destaque, sendo observado por todo o povo.
- “viver uma vida digna”, o pastor de uma igreja não precisa ser um grande mestre em teologia, mas é preciso conhecer a Palavra de Deus para não gerar escândalos com suas decisões.

3. Comprometidos com a Palavra
- “seja apto para ensinar”, para esse “ensinar” não precisamos imaginar como uma igreja lotada e o professor ministrando com o microfone. Ser apto para ensinar pode ser para um membro em aconselhamento ou para um pequeno grupo.
- “negócios de Deus”, não se refere administração de patrimônio de igrejas e nem de seus caixas, mas fala de uma coisa que Deus comprou por alto preço e mandou que seus filhos fossem pelo mundo para conquistá-los com o anúncio do evangelho. A alma é o bem mais valioso para Deus.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “reis e sacerdotes do Deus”, se refere a nós, assim o sumo sacerdote apontava para Jesus e os sacerdotes apontam para nós, pois temos as mesmas responsabilidades de ministrar e apresentar os homens e mulheres à Deus.
- “representante de Deus”, como embaixadores do céu. O embaixador representa uma Nação dentro de outra nação.
- Elabore o resumo e aborde os pontos mais importantes.

Marcos André – Superintendente e professor


Boa Aula!

24 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigado pelas palavras pastor, aprendi muito, vai ser de bom proveito para amanhã. que Deus continue lhe abençoando.

      Excluir
    2. obrigado pelas palavras pastor, aprendi muito, vai ser de bom proveito para amanhã. que Deus continue lhe abençoando.

      Excluir
    3. Glória a Deus irmãos Deus está no controle, espero que a aula tenha sido boa rsrsrs Amei ministrar essa aula na minha igreja o povo gostou muito.
      Obrigado pelo carinho de vocês

      Excluir
  2. Quando encontrei esta pagina na internet (ontem), ao ler este resumo da revista muito bem explicada, pensei, achei uma mina de tesouros rsrs, que riqueza que sabedoria de palavras pra honra e Glória de Jesus que o Senhor continue te iluminado pastor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belas palavras irmã, muito obrigado só peço que ore por mim e minha casa. Paz de Deus.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Amém pastor, estaremos orando sim, fique com Deus.

      Excluir
  3. Paz do Senhor Pastor.. Sou de Santa Catarina - Cidade de Biguaçu - Ministro minhas aulas através deste material abençoado, Que o Senhor Jesus possa usá-lo sempre desta maneira através desta união e lhe dando muita sabedoria, mais do que o Sr.ja possui. Amém Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Deus irmão, obrigado por esse carinho, espero que o teu ministério cresça ainda mais, pela importância que você dá à Palavra de Deus.

      Excluir
  4. muito boa esta página parabéns Deus continue iluminando seu ministério

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do comentário do jeito que todos entende simples e objetivo com muito conteúdo DEUS continue abençoando

    ResponderExcluir
  6. Paz, Muito bom mesmo, simples na maneira de explicar, objetivo para esclarecer as duvidas, que Deus continue lhe concedendo sabedoria Pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã, o nosso clube tem esse objetivo de tornar a aula mais simples e mais profunda.
      Paz de Cristo.

      Excluir
  7. paz amo esse trabalho,que benção tem sido nas aulas que ministro.o senhor Deus tem lhe usado para tambem abençoar os meus conhecimentos.que as benção do senhor nunca venham lhes faltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Claudia, estou alegre em saber que o meu trabalho no Senhor não tem sido em vão.

      Excluir
  8. paz amo esse trabalho,que benção tem sido nas aulas que ministro.o senhor Deus tem lhe usado para tambem abençoar os meus conhecimentos.que as benção do senhor nunca venham lhes faltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Claudia obrigado, que Deus esteja sempre te orientando nas aulas e que o CLUBE DA TEOLOGIA possa sempre te auxiliar.

      Excluir
  9. Pq nao se deve orar e abrir a bibli aleatoriamente para tomar uma decisao, se a biblia e DEsu falando conosco???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer uma coisa? coloca o teu nome aí nessa pergunta, então eu respondo!
      Paz.

      Excluir
  10. Paz do Senhor amado em Cristo, sou de São Paulo, aplico minhas aulas através do vosso material publicado, já faz mais de um ano que utilizo e chegou a hora de lhe agradecer pelo seu trabalho, que o Senhor possa usá-lo sempre em suas publicações, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, obrigado pelo reconhecimento e pela importância que o amado dá ao nosso trabalho. Pode contar com essa obra. Deus está no controle.
      Paz

      Excluir

Devido a comentários ofensivos, os comentários serão verificados pelo administrador do CLUBE DA TEOLOGIA e serão liberados posteriormente. Não serão permitidos comentários ofensivos a pessoa e as críticas não assinadas ou não fundamentadas.