sábado, 15 de março de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da Editora Betel


AULA EM 16 DE MARÇO DE 2014 – LIÇÃO 11
(Revista: EDITORA BETEL)

Islamismo, a Segunda Maior Religião do Mundo

Texto Áureo: Mateus 5.7
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente as controvérsias dessa seita, o mostre como nós precisamos melhorar como servos de Deus.
- “seu deus Alá”, para os mulçumanos Alá é o mesmo Deus da Bíblia, Criador de todas as coisas.
- “50 países da África”, os mulçumanos são os grandes responsáveis pela maior parte da perseguição que os missionários cristãos sofrem na África e também na Ásia.
- “crescimento alarmante”, convém lembrar que o maior crescimento religioso no Brasil ainda é disparado o evangélico.
_______________________________________
1. Origem e História do Islam
- “Península”, é uma faixa de terra que é quase uma ilha.
- “povos nômades”, povos que não tinham uma área fixa.
- “politeísmo religioso”, é a crença em diversas divindades.

1.1. Maomé, o Fundador do Islamismo
- “Outras revelações aconteceram”, geralmente uma seita surge com uma suposta revelação ou visão. Assim os hereges apresentam uma novidade que atrai por satisfazer a anseios humanos.
- “livro sagrado do Islamismo”, os mulçumanos tem a Bíblia como um livro sagrado, mas para eles o Alcorão é mais importante, assim como eles acreditam que Maomé é superior a Jesus.
- “Medina”, é uma cidade localizada no oeste da Arábia Saudita, onde estão atualmente os osso do profeta Maomé.
- “Morreu em 632”, Maomé foi vítima de um envenenamento. Após ele ter invadido e tomado um acampamento judeu de Khaibar, matando e decapitando seus líderes e escravizando as mulheres. Maomé aceitou fazer um acordo com os judeus que sobraram do acampamento, após selada a paz ele participou de um jantar oferecido pelos judeus e uma judia preparou um carneiro envenenado, ele morreu três anos depois em consequência desse envenenamento.

1.2. As “Guerras Santas” do Islamismo
- “persegue de forma ferrenha”, Maomé é sem dúvida uma dos líderes religiosos mais sanguinários que já existiu.
- “homem bomba”, voluntário que se equipa com colete de bombas ou mochila e detona os explosivos em local público. Esses homens bombas fazem isso com a promessa do islamismo de que se lutarem na guerra santo dando suas vidas, então alcançarão um paraíso e 70 mulheres virgens para eles.
- “têm sido a atitude”, até hoje nos países islâmicos os mulçumanos perseguem os cristãos. Os métodos violentos do islamismo não mudaram com o tempo.
1.3. Livro Sagrado do Islamismo
- “código penal bastante rigoroso”, é como se os adeptos do Islã voltassem ao período da Lei com todo seu rigor.
- “regulamentam as orações, jejuns”, existem regras para todas as práticas devocionais. Ande o mulçumano estiver na ocasião do fim da tarde, e se vira em direção a Meca e se ajoelha fazendo suas orações.
__________________________________
2. Os Anjos e os Seres Espirituais
- “monoteísta”, crença em um único Deus, embora os mulçumanos acreditem que Alá seja o mesmo Deus dos judeus, essa ideia não é compartilhada pelos judeus, nem pelos católicos e nem pelos evangélicos.

2.1.  A Trindade
- “monoteístas absolutistas”, aqueles que acreditam na unidade da divindade, para os mulçumanos Alá é o único deus e não compartilha sua essência com ninguém. Os mulçumanos não aceitam as palavras de Jesus de que Ele é um com o Pai João 10.30.
- “homem comum não pode ter nenhum relacionamento”, assim é em todas as religiões, nós somos a única religião que apresenta um canal direto com a divindade suprema, através de um mediador homem (Jesus) e uma parte dessa divindade que habita dentro do ser humano (Espírito Santo).  
- “cargo dos anjos”, esses são os mediadores para eles, mas nós temos apenas um mediador 1 Timóteo 2.5
- “um dos 120.000 profetas”, eles acreditam que Maomé seja o profeta mais importante do que Jesus por ser ele o responsável em trazer a última revelação de Alá à humanidade.
- “é desconhecido pelo Islamismo”, eles desprezam o Novo Testamento por trazer a revelação de Jesus como o Messias e o Espírito Santo como o consolador.

2.2. Os Anjos e os Seres Espirituais
- “prostrar-se diante de Adão”, quando Adão foi criado, Satanás já havia sido lançado na terra como resultado de sua rebelião no céu, pois ele aparece no Éden já como o tentador.  
- “são mensageiros de Deus”, esse é o significado da palavra “anjo”, mensageiro, pois eles são mensageiros apenas.

2.3. Os Cinco pilares do Islamismo
- “jejuar no mês lunar, denominado Ramadã”, o mês lunar é o nono mês do calendário mulçumano, as datas variam de ano para ano, o Ramadã de 2013 (ou 1434, segundo o calendário Islâmico) foi de 9 de Julho a 7 de Agosto o Ramadã de 2014 iniciará em 28 de junho.
- “trazer a salvação aos homens”, para os mulçumanos a salvação vem pelas obras de acordo com suas leis.
____________________________________
3. Alguns conceitos Teológicos do Islamismo

3.1. A salvação e condenação no Islamismo
- “e à prática dos cinco pilares”, para o islã o mulçumano deve ser um praticante e demonstrar isso eles não aceitam meio mulçumano ou mulçumano mais ou menos.
- “baseada em méritos humanos”, para nós toda iniciativa de salvação partiu de Deus e nosso único trabalho é ficar firmes nEle. Não há nenhum nome que deva ser reverenciado como agente da salvação divina, somente o Cristo de Deus.

3.2. O Paraíso no Islamismo
- “cheio de prazeres e delícias”, na verdade é um paraíso meio carnal e como eles pregam o ser humano terá essa mesma natureza falha que tem hoje.
- “haverá setenta virgens”, não sabemos se esse paraíso deles vai ser bom, pois aturar uma aqui já é complicado imaginem aguentar a TPM de setenta, BRINCADEIRA, SÓ PARA DESCONTRAIR, PROFESSOR TENHA CUIDADO AO BRINCAR COM A CLASSE. Eles só não tem um paraíso desse paras as mulheres, qual será o premio delas? COM CERTEZA ELAS NÃO IRIAM QUERER SETENTA HOMENS MACHISTAS RSRSRS.
- Brincadeiras a parte, notamos que o conceito de paraíso para o islã é meramente humano. Para os cristãos o paraíso é um mistério revelado a poucos e como Paulo que foi um dos que tiveram o privilégio de ver esse lugar 2 Coríntios 12.2 afirma:
“Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.” 1 Coríntios 2:9
- “morrer como mártires”, se refere aos homens bombas que levam o terror para os inocentes em nome da causa Islã.
- O prazer que haverá no céu é de natureza espiritual e por isso é contínuo, e não pode ser revelado ao homem nessa natureza, por isso é um mistério.

3.3. O Inferno no Islamismo
- “o islamismo é a única religião que pode livrar”, e nós afirmamos que p único que pode livrar alguém do fogo do inferno é o Senhor Jesus através de Seu sacrifício.
- “praticam a violência”, notemos a contradição entre o que afirmam e o que praticam, se acreditam que Jesus era um profeta, devem então vê-lo como um mau profeta, pois Ele anunciou o amor ao próximo, ensinou a orar pelos inimigos e fazer o bem a todos os homens.
- Ser justo para o islã é praticar a justiça de Alá.
- Ser justo para os crentes é aguardar a justiça de Deus, que foi demonstrada na cruz e será efetivada no apocalipse.
___________________________
CONCLUSÃO
- “salas de oração em solo brasileiro”, após os ataques de 11 de setembro de 2001, algumas células terroristas em foz do Iguaçu no nosso país foram investigadas pelas agencias americanas, para saber se os suicidas tiveram ligação com essas células.
- “crescendo em todo país”, embora esse crescimento seja elevado, ainda não chega aos pés do evangélico, porém devemos lembrar que o crescimento evangélico é desprovido de qualidade, estamos crescendo em número, mas não em qualidade para o nosso padrão. Já os mulçumanos crescem em quantidade e qualidade segundo o seu padrão esse é um dado preocupante. Se encontramos um crente na rua não sabemos se ele é salvo ou não, se é praticante ou não, mas se encontrarmos um mulçumano com certeza ele será praticante e saberá defender seus cinco pilares com garra. PENSE NISSO!
 - Repasse os pontos mais importantes.
- Faça as perguntas do questionário.
- Sugiro, como parte da didática, que você passe um trabalhinho para casa, pode ser bem simples.

Boa aula!


Marcos André – professor

10 comentários:

  1. Valeu, professor Marcos!,,,,,, gostei muito das informações recebidas neste comentário, que Deus continue-lhe abençoando, Um abraço! José Ribamar, Goiânia.Go.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem irmão, continue com a gente, e ajude a divulgar o CLUBE DA TEOLOGIA aí na tua cidade.
      Paz.

      Excluir
  2. A PAZ DO SENHOR PASTOR.
    Eu gosto muito dos comentários que o senhor coloca,tem me ajudado muito,quando não acho o Clube de Teologia fico meia perdida, por favor não nos abandone.
    DEUS O ABENÇOE A CADA DIA. FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não abandonarei, mas peço que me ajudem em oração.
      Paz

      Excluir
  3. Excelentes as arguições feitas a respeito desta lição!!
    Deus continue te abençoando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória, se os professores souberem usá-las na aula fica muito bom mesmo.
      Paz de Deus

      Excluir
  4. A paz do senhor.sou professora de EBD e cursante de teologia,não consigo mais estudar sem entrar no clube da teologia,na verdade uso todo o conteúdo do blog.Que Jesus continue te dando forças pra prosseguir com esse trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus irmã, obrigado por usar o nosso conteúdo, Deus é quem nos dá a mensagem e a irmã pode ficar a vontade.
      Estou firme porque o Senhor colocou pessoas fieis para me ajudarem nesse ministério.
      Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.