INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 31 de março de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1


AULA EM 2 DE ABRIL DE 2017 – LIÇÃO 1
(Revista: Editora Betel)

Tema: O chamado de um profeta

Texto Áureo: Jr 1.5
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição comece falando algo sobre Jeremias, ele foi o profeta que profetizava no momento em que Babilônia invadiu Jerusalém, ele foi usado por Deus para alertar o povo e o rei.
- “foi direcionada, inicialmente, ao reino de Judá”, naquela época Judá estava junto com Benjamim, porém a tribo de Benjamim foi suprimida pela de Judá. O Reino do Norte com suas dez tribos havia sido levado cativo para a Assíria.
__________________________________________
1. Um profeta eleito por Deus
- “Deus se fundamenta na Sua soberania”, quer dizer que Deus se fundamenta no Seu poder de chamar quem Ele quer.
- “escolhe Jeremias, que a princípio tenta recusar”, ser profeta em Judá não era algo fácil, muitas vezes eram presos, perseguidos e executados. Ser profeta era uma provação, era necessário muita força do Espírito de Deus.

1.1. A autoria do livro.
- “durante os últimos quarenta anos de sua história”, últimos quarenta anos antes do cativeiro, pois a história de Judá recomeça após o cativeiro, mas já não se chamaria mais “Reino do Sul” e sim “Israel”.
- “vai se valer do seu escriba, Baruque”, Jeremias ditava e Baruque escrevia, mesmo assim a autoria é do profeta Jeremias.
- “atribuem a autoria do livro de Jeremias: Daniel e Esdras”, os registros desses autores confirmam que Jeremias é o autor do livro, veja o que Daniel escreve:
“No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.” Dn 9.2

1.2. As origens do profeta.
- “lhe traria diversos privilégios, além de segurança”, naquele período alguém deixar de ser sacerdote para ser profeta era algo difícil de imaginar, mas quando Deus chama os seus servos fazem coisas inefáveis.
- “deixar Deus usá-lo em sua missão”, essa era a parte mais difícil na vida de um profeta, pois o Senhor os fazia pregar com a vida, mandava com que eles passassem por alguma aflição para que dessem algum mensagem ao povo. Veja o caso da mulher de Ezequiel que o Senhor tomou, Ez 24.18
- “dada aos filhos de Arão”, confirmando sua linhagem sacerdotal.

1.3. O profeta não foge à luta.
- “apreciar a História Antiga”, é a História da antiguidade, antes de Cristo, as principais nações do mundo são constantemente citadas no Antigo Testamento, algumas existem até hoje.
- “História do povo de Israel neste período”, a História de Jeremias ocorre nos últimos quarenta anos da dinastia da casa de Davi e se estende até a 2ª deportação do povo para o Cativeiro.
- “iria levantar um dos maiores profetas”, os maiores profetas da História de Israel foram Elias, Eliseu, Isaías, Ezequiel, Daniel e também Jeremias esses profetas foram famosos em suas épocas sendo conhecidos internacionalmente.
- “foi perseguido, almejaram mata-lo em sua própria terra”, os profetas da antiguidade vaticinaram como boca de Deus, falando da ira futura do Senhor sobre os reinos, por isso eram odiados por muitos reis.  
_____________________________________________
2. Um profeta comprometido com Deus
- “conhecido como Crescente Fértil”, essa região é composta pelos seguintes países: Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano e Chipre, tem esse nome por ter o formato de uma lua crescente.  

2.1. O profeta da esperança.
- “um dos momentos mais críticos da história”, se refere ao cativeiro de Israel em Babilônia. Elias estava preso no pátio da guarda quando os babilônicos invadiram. Jr 38.28
- “Deus sabia que podia contar com ele”, através dele Deus fez promessas e emitiu sentenças para as nações e para o povo judeu. Por mais que as coisas estejam ruins Deus precisa de seus ministros para dar continuidade a sua obra.
- “enfrentaria a elite governante”, as profecias de Jeremias batiam de frente contra as autoridades, por serem essas corruptas e idólatras.
- “Deus fez Jeremias saber que sua vida seria de sofrimentos”, Deus não ilude ninguém que coloca a mão no arado, nessa obra há momentos alegres, porém há tempos de grande sofrimento.

2.2. Chamado em tempos de crise.
- “quando a situação não está de acordo com a sua vontade.”, atualmente os profetas, cantores, pregadores, pastores, etc querem que seu chamado esteja de acordo com seus próprios desejos, pouco se fala em “seja feita a Sua vontade!”
- “Crise após crise ia aproximando Judá a passos largos”, se refere às grandes crises de idolatria e afastamento da presença de Deus que era promovido em Israel toda vez que subia um rei mau ao trono.
- “meio a toda esta turbulência, não se acovardou”, mesmo não tendo apoio do povo e correndo o risco de ser morto a qualquer momento pelo rei.
- “cavar cisternas rotas, isto é cisternas que não retêm água”, peça a um aluno(a) para ler a passagem:
“Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.” Jr 2.13 Deus usa a metáforacavar cisternas rotas”, para dizer que eles se contentavam com o pouco conhecimento e relacionamento com o Senhor.

2.3. Desafios da chamada no mundo contemporâneo.
- “muito se é dito e escrito de ruim sobre esta geração de cristãos”, pouca ou nenhuma esperança se alimenta sobre essa geração, por isso os líderes devem lutar para que se ensinar o verdadeiro evangelho, senão nem o povo de Deus sentirá mais desejo de servir a Deus.
- “nos aproximarmos de Cristo sem intermediário”, como Ele é o nosso Mediador para com Deus, então podemos falar com Ele livremente.
________________________________________
3. O profeta e a vontade de Deus
- “um determinado propósito para ele: ser profeta”, é o propósito de levar a profecia às nações, conforme Jr 1.5. Ser porta-voz de Deus é levar a voz do Senhor, ser a boca de Deus.

3.1. Escutando a voz de Deus.
- “nos calar para ouvirmos a voz de Deus”, deixar Deus falar significa deixarmos de falar, quantos profetas hoje, que até começaram bem, agora estão falando de seus próprios corações? Sem terem ouvido Deus falar, inventaram a profecia.
- “É escutar de Deus e transmitir ao povo”, diferente do sacerdote que ouvia do povo e levava a petição a Deus, o profeta era a parte do diálogo, onde ouvia a resposta de Deus e transmitia ao povo.
- “na meditação de um versículo”, Ele pode falar também na letra de um hino, em sonhos, nas visões, etc. porém precisamos saber quando é Ele falando, quando é o diabo, ou quando é uma pessoa falando de si mesmo.
- “Será que você está preparado para ouvir”, nesse caso estar preparado para ouvir é o mesmo que está preparado para cumprir a vontade do Senhor.

3.2. Jeremias e seu encanto pela voz de Deus.
- “quando nos tornamos dependente dEle”, muitas vezes queremos fazer as coisas sem consultar a Deus, isso prova que não queremos ser dependentes Dele, precisamos querer ser dependente, porque dependentes já somos, pois só respiramos porque Ele nos dá o fôlego.
- “fé é impossível agradar a Deus”, ninguém consegue fazer nada na obra de Deus, sem acreditar na missão ou naquele que o comissionou.
- “Ele pensou seriamente em se calar”, todos os que trabalham na obra de Deus, um dia já passaram por isso, leia com os alunos as palavras de Jeremias na lição.
- “já havia provado do amor do Mestre”, aqueles que tendo provado do amor do Mestre consegue abandoná-lo, demonstra que nunca amou a Cristo de verdade.

3.3. Uma história de fé e perseverança.
- “necessita alimentar esta chama interior”, quando alguém ouve a Palavra de Deus e atenta nela, começa a brotar uma chama do Espírito Santo em seu coração e só tem uma forma de alimentar é ouvindo mais a Palavra de Deus.
- “que outras vozes ocupem o lugar da voz do Eterno”, existem muitas vozes no mundo, vozes das redes sociais, dos jogos eletrônicos, da TV, do smartfone, etc. Todas querendo tomar o nosso tempo e nos impedir de ouvir Deus falando.
- “seguiu o caminho traçado por Deus”, algumas portas são fechadas na vida dos chamados de Deus, para que eles possam fazer a obra que está em suas mãos. É Deus traçando uma rota para nós até Nínive, sendo que nós queríamos ir para Tarsis.  

CONCLUSÃO
- “anunciou o castigo que viria sobre o reino de Judá”, poucos possuem essa coragem atualmente, sabendo que perderão oportunidades futuras de pegar ou cantar.
- “nada disso o fez desistir de sua chamada.”, é uma lição para quem está começando a caminhada e já pensa em parar devido às primeiras barreiras.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
                  
1. As profecias de Jeremias foram conduzidas a qual reino?
R: Ao reino do Sul, Judá (Jr 1.2-3).

2. Quando Deus chamou a Jeremias, o rei Josias tinha quantos anos de reinado?
R: 13 anos (Jr 1.2).

3. Quem é o autor do livro de Jeremias?
R: Jeremias (Jr 1.1).

4. Quais foram os reis de Judá que presenciaram as profecias de Jeremias?
R: Josias Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias (Jr 1.1-3).

5. O que são cisternas rotas?
R: Cisternas que não retêm água (Jr 2.13).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

7 comentários:

  1. Copiei e colei. Elias estava preso no pátio da guarda quando os babilônicos invadiram. Jr 38.28 rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Amém, é pra isso mesmo, é uma ajuda aos professores. Obrigado irmão por confiar no nosso trabalho.

      Paz

      Excluir
  3. A paz do senhor pastor,venho te parabenizar por esse trabalho maravilhoso,e te agradecer por que tem me ajudado muito na ebd,que Deus continue a te abençoar, pra que nós venhamos a ser abençoados tbm obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém eu é que agradeço pelo carinho e reconhecimento, paz de Jesus pra você e sua casa.
      Espero continuar sendo útil.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.