sábado, 1 de abril de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO ESBOÇO - Subsídio da Lição 1



AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 1
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema: FAMÍLIA, ONDE TUDO COMEÇA

Texto Áureo: Sl 68.6a
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ressalte os benefícios da vida em família, se possível acrescente testemunhos e ilustrações.
- “formarão o ser família”, atualmente com a ideologia de gênero a sociedade tem aceitado uma constituição familiar composta de dois indivíduos do mesmo sexo e um filho adotado, essa conceituação não é reconhecida pela igreja, ainda que a sociedade entenda dessa forma.
- “dará origem a todas as outras relações”, a relação com os pais é a primeira que o indivíduo experimenta, dependendo da forma com que os pais conduzirão essa relação os filhos aprenderão a se relacionar com as pessoas.
- “inferir a intenção do Seu coração”, inferir significa aceitar que algo é ou ocorreu apesar de não estar escrito, ou seja, aceitamos que Deus tenha certa intenção no Seu coração a partir de fatos descritos na Bíblia.
_______________________________________________
1. DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA SER O LÓCUS DA FELICIDADE HUMANA
- “não nos criou para sofrer”, Adão e Eva foram feitos perfeitos e tinham a opção de continuar assim, porém erraram e perderam essa perfeição.
- “uma vida que vale a pena ser vivida”, a vida para ser vivida deve ter um objetivo e o Senhor um objetivo para ela, Ele mandou que se multiplicassem, ou seja, que constituíssem famílias.
- “lócus da felicidade”, lócus significa “posição ou lugar”, quer dizer que o lugar da felicidade é com a família.

1.1. Toda família cristã deve a ser um lugar de paz, vida e esperança
- “cultural contemporâneo”, quer dizer “cultural do nosso tempo”, do tempo atual.
- “intenção de destruir a família”, observamos a mídia e as autoridades do nosso tempo tentando tornar antiquadas as questões relacionadas à pureza do casamento e banalizar a degradação da família.
- “entender, visceralmente”, vísceras são as entranhas, significa entender até às entranhas, é entender no íntimo.
- “para que esse espaço fosse o útero”, quer dizer, que fosse a origem da felicidade. É dentro da família que a pessoa deve sentir a felicidade e motivo para se viver. Infelizmente existem lares onde as pessoas não se sentem felizes, mas Deus pode mudar todo o quadro.  

1.2. O que faz uma família feliz?
- “não é um carma”, carma é uma palavra extraída do hinduísmo e significa lei de ação e reação da vida, como se algo provocasse reações em vidas futuras. Mas o significado pretendido pelo comentarista é de peso, como se o casamento.
- “acumular patrimônio para sermos felizes”, pelo contrário, o acúmulo de patrimônio sem a devida sabedoria vai encher a pessoa de preocupação e trabalho e afastá-la da família.
- "faz uma mulher feliz não são os bens materiais”, isso é verdade, mas algumas mulheres se enganam com a aparência de felicidade que esses bens podem trazer.
- “não faltará o bem maior”, de fato um casamento deve ter um mínimo de recurso financeiro para existir, porém não pode faltar nada de amor, não pode ser pouco amor, deve ser muito e completo.
__________________________________________
2. DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA SER O NINHO DA AFETIVIDADE
- “não se restringe à sexualidade”, alguns jovens pensam no casamento como uma forma de suprir essa área, porém descobrem ao casar que existem muitas áreas no casamento a serem supridas.
- “no escutar”, a falta de diálogo tem deixado muitas pessoas solitárias em lares repletos de pessoas.
- “no chorar juntos”, o fato de chorar junto faz com que as pessoas tenham a certeza de que tem apoio nas aflições.
- “benquerença”, é a simpatia e o apreço pelas pessoas, começando pela família e assim a pessoa estende para todos.


2.1. Não existe ser humano sem demandas afetivas
- “demandas afetivas”, são necessidades afetivas, aquilo que as pessoas precisam para se sentirem queridas.
- “tocar o coração e a alma deles”, as lembranças felizes que ficarão marcadas na vida de uma criança serão os momentos em que os pais lhe deram atenção, brincaram e se divertiram com eles.
- “inclusive os de sexualidade”, se refere ao homossexualismo, onde a pessoa chega à vida adulta com essas demandas afetivas e acaba desenvolvendo esse tipo de transtorno homoafetivo.
- “não temos de repetir os erros deles”, algumas pessoas acabam desenvolvendo e passando aos filhos o mesmo tratamento que recebeu de seus pais, mas os que são libertos em Jesus devem quebrar esse círculo vicioso.

2.2. Somos chamados por Deus para gerar na nossa família um lugar de saúde afetiva
- “crentes mal-amadas”, são irmãs que na igreja demonstram um sorriso e uma aparência de que está tudo bem, porém só Deus sabe o que está suportando dentro de casa.
- “limpam com esmero a capa de sua Bíblia”, metáfora para exemplificar o varão que se esforça para manter uma vida espiritual irrepreensível, mas que não cuida do relacionamento com sua esposa.
- “não recebem sequer um abraço”, muitos desses filhos quando alcançam a maioridade caem no mundo e não querem ver a igreja nem pintada de ouro, pois cresceram vendo que seus pais mantinham uma máscara.
- “diga eu te amo em casa”, explique aos alunos, que não devem fazer só por causa dessa aula, pois senão só dirão isso nesse dia e depois nunca mais, mas devem realmente pensar o quanto seus ente queridos são importantes e assim fazer isso todos os dias.
______________________________________
3. DEUS CRIOU A FAMÍLIA PAR SER O PRIMEIRO TEMPLO DA ESPIRITUALIDADE
- “que se restrinja aos limites de um templo”, se referindo à pessoas que só são espirituais dentro da igreja, ou seja, se for assim, na verdade não são espirituais de nenhuma forma, usam máscaras.

3.1. O primeiro altar do cristão deve ser estabelecido dentro de casa
- “que aprendemos sobre Deus”, a casa deve ser uma pequena igreja onde se adora ao Senhor e assim os filhos terão o exemplo que jamais esquecerão.
- “que compreendemos o temor do Senhor”, quando os pais honram a Deus em casa, orando e se preocupando em fazer a Sua vontade, então os filhos aprenderão que devem teme-lo também.
- “invista tempo nela”, nesses tempos pós-modernos o tempo tem sido cada vez mais escasso, por isso deve os pais cristão investirem esse recurso tão raro em sua casa.

3.2. O homem é o primeiro referencial do seu filho
- “a família contemporânea mudará”, na verdade não mudará, não está se referindo a todas as famílias, pois estamos no tempo do fim e apenas algumas famílias é que alcançarão essa maturidade.
- “sacerdotes do Deus vivo”, o sacerdote é o responsável por manter o culto a Deus no templo, assim devem os homens no seio de sua família, ou seja, chamando para orar, para ler a Bíblia e jejuar e até impetrando a benção no lar e filhos.
- “poucos os que têm exemplo em casa”, nesses últimos dias está cada vez mais difícil de encontrar esses exemplos de sacerdote dentro do lar, mas o tempo de haver mudança é agora. Professor(a), convide os alunos a se examinarem e a mudarem de direção caso não estejam cumprindo essa importante comissão.
__________________________________________________
4. DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA SER UMA ESCOLA DE CRESCIMENTO
- “formadora de valores”, valores é tudo aquilo que valorizamos, que julgamos ser importante, por exemplo, para algumas moças do mundo, a virgindade é algo sem importância, mas para outras que cresceram em um lar cristão ela é de grande valor.
- “o Estado quer interferir na educação”, se referindo a algumas leis que tentam doutrinar os pais na educação familiar, como a Lei da Palmada por exemplo e algumas determinações das prefeituras no currículo escolar tratando sobre ideologia de gênero.  

4.1. Grande parte do que somos tem explicação em nossa história familiar
- “vidas que venham a glorificar e honrar a Deus”, se referem aos filhos, se esses filhos de fato farão isso, pertence ao futuro, pois nem sempre os filhos que nasceram e recebem exemplos em casa seguem os passos de seus pais.
- “mais forte será o mundo”, o mundo é composto por famílias e se cada vez mais famílias cuidarem dessa área, teremos cada vez menos bandidos traficantes e viciados em nossa sociedade.
______________________________________
CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.