quarta-feira, 5 de abril de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 2


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 2
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema: OS ALICERCES DA EXPERIÊNCIA CONJUGAL

Texto Áureo: Hb 13.14
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição de algo prático na vida a dois, o amor de um pelo outro, que é desenvolvido nas atitudes práticas.
Para os jovens, passe essa aula como um aconselhamento para o futuro, ressalte que eles viverão essas coisas em suas vidas.
- “alicerça-se em diversos pilares”, pilar é o que sustenta, significa que para que a experiência conjugal acontece deve ter essa base de sustentação.
- “manutenção da saúde emocional”, existem casamentos saudáveis financeiramente, porém emocionalmente estão doentes, a esposa já não sabe o sente pelo marido e o ele por seu turno, não tolera mais a esposa, etc.
_______________________________________________
1. A LOUVAÇÃO DO AMOR NO LIVRO DE CANTARES
- “relacionamento ideal entre um homem e uma mulher”, é o relacionamento conjugal, baseado no amor que uma sente pelo outro.
- “robustecimento da união”, é o fortalecimento, tornando-se robusto. Estamos vivendo dias em que os casamentos são frágeis e sem alegria.
- “erotização”, o amor “eros”, está presente em boa parte do livro, esse é o amor de uma pessoa pelo sexo oposto.

1.1. O poder do amor
- “o temperamento”, um dos elementos da personalidade mais difícil de ser modificado é temperamento, existem correntes da psicologia que afirma ser impossível alterar essa parte da personalidade humana.
- “prioridades de ambos os cônjuges”, é o que chamamos de abrir mão de algo pelo cônjuge, alguns deixam para trás sonhos, projetos, hobbies, etc.
- “forte como a morte”, a morte sempre provoca um misto de temor, dúvida e receio do que nos aguarda do outro lado, Salomão está comparando a ação do amor com o que o temor da morte provoca na vida das pessoas.

1.2. Põe-me como selo sobre o teu coração
- “estar no outro”, seria o estar dentro, no coração, fazer parte de tudo que o outro sente.
- “como selo dentro de você”, o selo denota garantia e posse, são duas ideias para esse pedido de Salomão. Um coração selado por alguém significa que ele o garante e que tem posse sobre ele.

1.2.1. O amor é muito mais que um sentimento; ele sempre será fruto de uma decisão pessoal
- “convite à tomada de decisões”, o amor se processa racionalmente, se alguém investir nele ele crescerá e se fortalecerá, se deixar de investir ele míngua e pode até acabar.
- “atitudes que tomamos”, as atitudes são o investimento que fazemos, devemos investir tempo e atenção.

1.2.2. Amor não se clona, amor não se copia
- “seu jeito próprio de amar”, existe a questão da individualidade, que os dois num acordo mútuo passam a amar-se e quando um respeita o jeito individual do outro esse acordo tende a durar para sempre.
- “fosse (ou agisse) como outra pessoa”, às vezes o cônjuge quer moldar o jeito do outro, quer que seja do seu jeito, ou acha que deve ser como outros casais. Alguns por falta de controle, no calor de uma discussão, acabam comparando o cônjuge com alguém e isso pode ferir.

1.3. Põe-me como selo sobre o teu braço
- “o verdadeiro amor é explícito”, está amostra, como uma tatuagem no braço de alguém, por isso a expressão “como selo sobre o teu braço” dá ideia de estar visível.
O comentário na revista do professor está muito bom, recomendo.

1.4. O amor resiste aos dilúvios da vida
- “é como a Pira Olímpica”, é o fogo que é aceso numa certa época antes dos jogos olímpicos e é conduzido à cidade que sediará os jogos, permanecendo aceso numa grande pira até o findar dos jogos.
- “até que se chegue ao amor sobrevivente”, o amor entre um casal aumenta com o tempo até que eles cheguem a um sentimento que dure até a morte.
__________________________________________
2. OS PILARES DO CASAMENTO

2.1. O pilar da fidelidade
- “se faltar fidelidade”, fidelidade é disposição em estar fiel de coração a alguém. Fidelidade é ser fiel no coração, por dentro, sem precisar que seja fiscalizado ou lembrado disso.
- “estado de asfixia”, a falta de ar faz com que a pessoa morra pela falta de oxigenação nos órgãos e faltando no cérebro a pessoa desmaia antes de morrer de vez.

2.1.1. Quanto mais fiel se é, mais protegida estará a relação
- “termos metafóricos”, de forma comparada, em comparação.
- “muro que protege o relacionamento”, pessoas estranhas tentam invadir esse jardim, mas se forem fieis o casal resistirá, a fidelidade será como um muro impenetrável.
- “precisa ter a certeza”, isto é, precisa ter confiança, quer dizer que a fidelidade gera confiança. Sem essa confiança não há relacionamento que vingue.

2.1.2. Consequências da infidelidade conjugal
- “gera insegurança”, é a falta de confiança, a pessoa fica insegura quanto a outra.
- “brechas para o diabo”, aqui está se falando de maldição, mas sabemos que o inimigo também entra com ciladas e um coração frágil pela infidelidade do outro pode acabar caindo na cilada dele.

2.2. O pilar da amizade
- “gêmeas siamesas”, são crianças que possuem órgãos em comum, como um mesmo tronco, uma mesma coluna vertebral, etc. Se tentar separara gêmeos siameses um dos dois morrem ou os dois, por isso precisam viver juntos, assim é a fidelidade e a amizade.
- “ter nela uma amiga”, devido ao passar do tempo e a falta de vigilância de ambos, o casal começa a disputar um com o outro num clima de rivalidade, deixam de ser amigos um do outro.
- “não traem a confiança”, por isso estar se afirmando que a amizade e a fidelidade são como gêmeas siamesas. Se não houver um também não há a outra.

2.2.1. Que belo são teus amores, irmã minha
- “na dimensão erótica da relação”, não estão somente desejando o corpo um do outro.
- “são também irmãos”, eles desenvolvem o amor fileo que é o amor fraterno entre amigos e irmãos. Não quer dizer que eles sejam irmãos de sangue, mas que possuem esse tipo de consideração.
- “companheirismo, acolhimento...”, são características da amizade.

2.3. O pilar da santidade
- “imoralidades”, as atitudes de um casal na hora da relação pode se constituir em imoralidade, porém há um grande debate sobre o que seria moral ou não na relação sexual do casal, todos concordam no entanto que deve haver respeito e consentimento mútuo.
- “se suas consequências ocorressem imediatamente”, como alguém que adultera não sofre as consequências no momento que comete o ato, então acaba se sentindo à vontade para continuar fazendo-o.
- “oferecido pela cultura hodierna”, é a cultura dos dias atuais, onde a maior parte da programação da TV tem cunho sensual fazendo apologia direta ou indiretamente à infidelidade e à imoralidade.

2.3.1. A responsabilidade dos homens
- “façam vocês o mesmo”, os homens são os sacerdotes do lar, eles devem encher a casa da Palavra de Deus, comentando das histórias bíblicas, lendo e explicando a Bíblia com a família, etc.

2.4. O pilar da honra
- “reconhecer, de fato, o valor de outrem”, é basicamente mostrar que o outro é importante, que tem valor e o cônjuge deve sempre honrar o(a) companheiro(a).
- “Secularmente”, quer dizer, “no mundo”, na sociedade atual.
- “honrar um ao outro em público sempre”, é mostrar para todos que o cônjuge é importante e deve ser respeitado, não se deve em público, falar mal do cônjuge, desmentir, escarnecer, etc. Se houver algo que não concorde fale em particular.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “ainda poderá sair ferido”, nesse caso poderá sofrer decepção ou ficará cansado da luta e desistirá.
- “uma verdadeira revolução do amor”, como o milagre onde Jesus transforma a água em vinho num casamento.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!  

2 comentários:

  1. A paz do Senhor pastor Marcos e ai vai ter a conclusão dessa lição? estou aguardando, Deus continue te abençoando!!. irmã Nice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza irmã Nice, estou trabalhando fervorosamente nela aqui, paz amada, continue orando por nós e clicando nas propagandas. Abraços.

      Pr Marcos andré

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.