INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 21 de julho de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 4

EDITANDO

AULA EM 23 DE JULHO DE 2017 – LIÇÃO 4
(Revista: Editora Betel)

Tema: O perfil dos enviados de Cristo

Texto Áureo: At 22.21
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição ressalte a necessidade de se manifestar esse perfil hoje, que possamos imitar os bons exemplos do passado.   
“O processo da pregação do Evangelho e tão impressionante”, na verdade ele é impressionante apenas para os que possuem a mente de Cristo e o coração segundo Deus, pois sabemos que a evangelização não impressiona alguns crentes.
- “estão atentos com grande interesse”, da afirmação de Pedro em 1 Pe 1.12, deu-se a entender que os anjos desejariam pregar o Evangelho, é difícil imaginar um anjo pregando, pois são seres espirituais mensageiros de Deus e a pregação do evangelho requer prática e exemplo de vida cristã.  
________________________________________
1. O caráter de um enviado.
“Tornou-se um importante instrumento na evangelização, passou a ser temido pelo inferno, o Senhor canalizou toda coragem e determinação de Paulo para uma grande obra missionária, Deus usa homens corajosos e se desagrada dos covardes e preguiçosos. 

1.1. Servo.
- “que “respirava ameaças e mortes”, como Saulo, estaria um apóstolo?, além de seu caráter religioso, Saulo tinha habilidades que o diferenciava dos demais, era um sábio, profundo conhecedor da Lei e de filosofia, além de ser poliglota.
“podemos encontrar um zeloso Paulo”, Saulo já era zeloso com a Lei e essa qualidade com certeza pesou para que ele fosse escolhido como apóstolo do Senhor.
“após a conversão, pertencia a Deus e O servia”, a conversão de Saulo é um excelente exemplo de transformação que a Bíblia traz. Nunca se pode duvidar do poder de Deus para regenerar alguém.
- “Primeiro vem a conversão, depois o serviço”, no intervalo entre a conversão e o serviço Paulo se retirou para a Arábia por três anos:
“Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias” Gl .17,18 Vemos aqui a necessidade de um preparo para a obra de Deus, mesmo para alguém com tantas qualidades. 

1.2. Santo.
- “Ele se colocou como um exemplo digno de ser seguido, é mais responsabilidade do que presunção alguém se declarar em condições de ser seguido, pois ele passa a ser cobrado e se houver algum descuido logo é apontado.
“ter o caráter santo é ir além da boa reputação”, caráter santo é o que se passa no coração, como Deus nos vê e a reputação é que diz respeito ao nosso comportamento, em como o mundo nos vê.
“não estava preocupado com prestígio humano”, muitos crentes que mantém uma posição eclesiástica buscam prestígio das pessoas e passam a viver em função disso.
“fazendo sempre realçar as virtudes do Senhor Deus”, as virtudes de Deus são manifestadas na vida dos seus servos, faz com que eles se pareçam mais com o Criador. Isso acontece com todos que tem o Espírito Santo habitando em seus corações.   

1.3. Virtuoso.
“Um servo de Deus deve viver focado”, o mesmo que estar concentrado, ter objetivo e se concentrar nele. Assim o crente não para a caminhada por qualquer outro motivo.
- “a nova vida exige que sejamos virtuosos, ser virtuoso significa possuir virtudes, no caso as virtudes santas que são necessárias ao Reino de Deus.
“excelência, boa qualidade, bondade”, as virtudes básicas devem ser às do fruto do Espírito e também devemos ter outras específicas, como sabedoria, bom senso, etc.

                                        EDITANDO

9 comentários:

  1. apaz irmao te uma previsao para completar os item que faltam...

    ResponderExcluir
  2. o seus estudos e esboços sao uma bençao

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor pastor, por acaso, ainda vai atualizar o esbolço antes do amanhecer? Abraços

    ResponderExcluir
  4. A paz irmão aconteceu alguma coisa...

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do seu esboço.se ficasse pronto no sábado ficaria exelente para nós que somos professores da EBD no domingo de manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok irmã Dayse, eu tive um problema essa semana. Por isso não consegui aprontar.

      Excluir
  6. Quando eu vi publicado parte lição Betel e parte da CPAD já imaginei logo: não vão publicar o restante de nenhuma das duas, foi passar um melzinho, poderiam ter avisado que não seria publicado o restante, ficaria mais bonito e não deixaria o pessoal na angústia da espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão tenha a ombridade de quando postar um comentário, não faça no anonimato se manifeste.... Vc poderia patrocinar o blog do irmão, que com carinho e atenção sempre nos ajuda

      Excluir
    2. Amigo e irmão Rafa, eu já nem me dou ao trabalho de considerar esses comentários anônimos, ombridade é que falta nessas pessoas.

      Abraços camarada.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.