INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6


AULA EM 06 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 6
(Revista: Editora Betel)

Tema: Deus, o Autor de Missões

Texto Áureo: 1 Jo 4.9
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição ensine que missões está ligado ao grande propósito da Criação de Deus.
“Desde a eternidade, Deus traçou um plano de redenção”, antes de criar o ser humano o Senhor já tinha elaborado o plano da salvação, o que significa que Deus já estava preparado para a Queda do homem.
- “sempre foi abençoar as famílias da terra”, alguns irmãos acabam acreditando que Deus tenha elaborado um plano novo quando Adão pecou como se Ele não soubesse nada que iria acontecer.
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”, Ap 13.8
________________________________________
1. DEUS, O MISSIONÁRIO POR EXCELÊNCIA
“Assim, a missão de salvar o mundo foi idealizada por Deus, a maioria das religiões não cristãs, não tem a intenção de conquistar o mundo pela difusão da sua crença, esse tipo orientação era exclusivo da religião cristã, depois surgiram religiões como o islamismo que passaram a adotar essa forma de trabalho.

1.1. A criação revela o amor do Criador.
- “clímax de Sua obra, trouxe à existência a raça humana, o clímax é o ponto máximo da criação, foi o sexto dia quando Deus fez a obra fundamental, o homem.
“feito à imagem de Deus para refletir a glória de Deus”, ser a imagem de Deus significa ter as mesmas características Dele e só o ser humano tem essa classificação. 

1.2. A missão começa com Ele.
- “o primeiro missionário, tomando a iniciativa de ir até o ser humano caído, o ser humano não caiu quando Deus deus a sentença, ele já estava caído ao comer do fruto proibido. Muitos irmãos pensão que caem quando todos descobrem o erro, na verdade já estão caídos quando conscientemente fizeram o que Deus não aprova.
“insuficiência das tentativas humanas diante das consequências do pecado”, tentaram fazer vestes de folhas de figueira, mostrando como o ser humano reage diante do próprio erro, tenta esconder a vergonha. 

1.3. Um projeto elaborado desde a eternidade.
“ não é um projeto de última hora”, como se Deus tivesse feito um projeto às pressas devido ao problema da Queda.
“revelar ao homem de forma gradual”, Deus gosta de ensinar e orientar o ser humano na prática, por isso a Bíblia não é um livro de teorias, é um livro prático. Os homens são os que inventam as teorias.
_____________________________________________
2. Missões em vários aspectos
- “fixou tempos e estações para cumpri-lo”, quer dizer que Deus fixou tempos específicos para que cada coisa ocorresse. Havia o tempo certo para que Jesus viesse em carne, para que a Igreja surgisse, etc.

2.1. O processo ascendente de Mises.
- “relacionar-se com pessoas foi manifesto na criação, por isso Deus fez pessoas dotadas de faculdades mentais, capazes de manifestar opinião própria, fazer julgamento, tomar decisões, etc.
“alienação progressiva em relação ao propósito”, ou seja, o homem está cada vez mais longe de cumprir o seu objetivo como criação de Deus.
“O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Ef 1.14 Fomos criados para louvar a Deus.

2.2. Cristo, a figura central.
“figura central em todas as dispensações, dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período de tempo, admite-se pelo menos sete dispensações de Adão até nossos dias.
- “Jesus fez questão de falar que as Escrituras testificavam dEle”, por isso Jesus deve ser o tema central da evangelização, a palavra deve apresentar Ele, os louvores devem testemunhar Dele. Existem hoje muitas mensagens de auto ajuda nas igrejas, produzindo crentes fracos espiritualmente.

2.3. Bíblia, o alicerce.
- “Quanto mais convictos estiverem os discípulos de Jesus Cristo, quanto mais se lê a Bíblia mais esse alicerce é reforçado, por isso os servos de Cristo devem frequentar a Escola Dominical. Essa é outra área que está sendo abandonada nas igrejas.
- “em formato de livros tinha um propósito missionário”, essa estratégia começou com o apóstolo Paulo escrevendo suas cartas às igrejas e depois os evangelistas escreveram os evangelhos que tinham o mesmo propósito. 
________________________________________
3. Mises e a trindade

3.1. A participação de Deus Pai.
“Deus Pai nos criou para que relacionássemos com Ele”, para que ocorra esse relacionamento com Deus é necessário pregar e praticar vida de oração, jejum e Palavra, devemos estar sempre em comunhão com o Pai. Existe nas programações das igrejas atualmente muitos eventos sociais, mas é necessário retornar aos eventos de busca a Deus, com oração, jejum, retiros, montes, etc.   

3.2. A participação de Jesus Cristo.
- “Enviado pelo Pai, veio para “servir e dar a sua vida, nesse contexto vemos o esboço de missões, veja: Jesus foi enviado, ou seja, o propósito de Deus é enviar.
- “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”, dessa forma entendemos que devemos imitá-lo, ter Ele como modelo em tudo na nossa vida. Quando alguém leva a Palavra de Deus e não é imitação de Cristo tende a não produzir bons frutos e nem frutos permanentes.

3.3. A participação do Espírito Santo.
“Logo no início do Novo testamento lá está o Espírito Santo, após o derramar do Espírito Santo no dia de Pentecostes o Espírito passou a agir diretamente na Igreja, conduzindo todas as atitudes do irmãos. Dessa forma entendemos que estamos no ministério terreno do Espírito Santo.
“O próprio Jesus Cristo prometeu que o Espírito Santo estaria sempre conosco”, o Espírito Santo veio para levar a Igreja ao encontro do Noivo, dessa forma, a partir do momento em que Ele desceu no Pentecostes, foi para estar sempre com os salvos, pois Ele subirá com a Igreja no arrebatamento. 
CONCLUSÃO
- “é imprescindível que a Igreja priorize tal atividade, a Igreja tem reduzido o crescimento em diversas partes do mundo, o enfraquecimento da obra missionária é um dos motivos para essa retração do crescimento cristão.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Quem idealizou a missão de salvar o mundo?
R: Deus (Gl 3.8).

2. Em Seu grande projeto de redenção, o que o Criador fixou?
R: Tempos e estações para cumpri-lo (At 1.7).

3. Sem a Palavra de Deus, o que é impossível?
R: A evangelização do mundo (Jo 20.30-31).

4. Quem é o cumprimento das promessas do Antigo Testamento desde Gênesis 3.15?
R: Jesus Cristo (Fp 2.6-8).

5. O que Jesus Cristo prometeu acerca do Espírito Santo?
R: Que Ele estaria sempre conosco (Jo 14.16).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

4 comentários:

  1. Pastor o senhor pediu pra que eu comentasse sobre como estava as publicações, então só pra dizer que elas continuam toda desconfigurada e assim fica feio a publicação. Eu descobri uma maneira de copia-la, mas tem pessoas que provavelmente não esteja conseguindo. Jairo - Itapuranga-GO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço irmão Jairo pelo seu retorno, o problema é que ainda não consegui atualizar meu office, mas farei em breve. Muito obrigado pela tua ajuda aqui.

      Abraços irmão Jairo

      Excluir
  2. Parabéns pastor seus comentários ajuda muito nós professores obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão, firme na Rocha. Paz do Senhor.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.