sexta-feira, 15 de março de 2013

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Salvo pelo Fogo 1 Co 3.11-15



A paz do Senhor Jesus Cristo, considere a passagem a seguir:

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. "
1 Coríntios 3:11-15


   Aqui está passagem de entendimento aparentemente difícil, pois o seu significado deve ser compreendido pela escatologia, todavia o ensinamento contido nessa passagem tem aplicação para o povo de Deus hoje, vejamos:

  A chave para a compreensão do que está sendo dito é sabermos que "fogo" será esse, que revelará a obra de cada um para o purificar, e que “dia” é esse, ambos mencionados no verso 13.
  Segundo Matthew Henry esse texto é explicado escatológicamente, onde o fogo está no sentido figurado e o dia será um dia especial preparado para esse fim.

 O “edifício” do verso 12, entende-se pelo contexto que é a obra de cada um, obra essa que ganha almas para o reino de Deus, conforme o versículo 9.
  Diante disso entendemos que em um dia específico, todos diante do Senhor terão suas obras reveladas, mostradas qual era a motivação principal, qual era a intenção do coração de cada um ao fazer a obra de Deus.

 Algumas obras são verdadeiros edifícios, pois ganham muitas almas. Nesse caso se alguém que ganhou muitas almas, mas o coração não estava totalmente voltado para o ganho de vidas pro Senhor Jesus, então será revelado naquele dia, todavia essa pessoa será salva, como que pelo fogo, porque não receberá nenhum galardão por tudo que fez. Não estamos falando aqui de pecado, mas de pessoas que trabalharam para o Senhor sem que seu coração estivesse com o mesmo propósito de Deus.

  A parte aplicável a nossa vida hoje está em sabermos que tipo de obra estamos fazendo para o Senhor , pois o texto classifica seis tipos: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, sendo três de material valioso que o fogo não consome e outras três de material barato e inflamável que o fogo destrói inteiramente.
  A obra feita de material valioso demonstra a dedicação empenhada inclusive com gastos de recursos. Esses materiais não são consumidos com o fogo, pelo contrário, são purificados com ele.

  Por outro lado, a obra feita com os outros três materiais, madeira, feno e palha, pode ser queimada pelas características desses materiais, assim representam a obra feita de qualquer maneira, que não se valoriza muito, não se gasta tempo, recurso, nem atenção. Esses materiais não são purificados pelo fogo, mas são totalmente queimados por ele. Os trabalharam assim não receberão galardão por essas obras, porém serão salvos, mas não poderão argumentar que trabalharam na obra de Deus, pois o fogo do Senhor terá revelado que tipo de obra era aquela.

Conclusão:

  Cada um que faz a obra de Deus construindo sobre o fundamento que é Jesus, deve avaliar como edifica sobre Ele, veja se seu edifício está sendo feito com material de baixa qualidade, ou seja, analise qual a sua intenção e qual a sua dedicação, veja o quanto você investe nessa obra, que valor você dá a ela.

Marcos André - Professor

Fonte de Auxílio:  Comentário Bíblico de Matthew Henry pag. 952

35 comentários:

  1. Boa tarde, no comentário diz que se as obras não forem feitas de coração o fogo as cosumirá, mas mesmo assim a pessoa não perderá a salvação, até aí eu entendi.Mas diz no versículo 15 que se as obras de alguem se queimar o tal ainda será salvo, todavia como pelo fogo.Se o fogo "é somente para consumir as obras" , como que também salvará a pessoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz de Deus, esse fogo que consome as obras não se entende de forma literal, não é o fogo que possibilitará a pessoa ser salva, pois o que salva é crer no sacrifício de Cristo na cruz. Esse fogo vai mostrar para todos que tipo de obra cada um fez, mas quando diz "salvo como que pelo fogo" não diz que é o fogo que salvará, mas diz, "como pelo fogo".

      Espero ter sido útil.

      Excluir
    2. Quando ele diz como pelo fogo, é como se alguém passasse por um incêndio e saísse só com as roupas do corpo, ele esta vivo, mas perdeu tudo, Paulo nos diz que independente das obras , ele sera salvo se estiver em Cristo.

      Excluir
    3. entendo,que na luz da palavra e que ,o ouro a prata e pedra preciosa,fala da trindade,diz a palavra que o ouro é o poder de deus,prata redençaõ de jesus,trinta moedas de prata mt 26-15 pedras preciosas,nos fala do espirito santo

      Excluir
  2. Excelente explicação...
    Deus os abençoe..

    ResponderExcluir
  3. como se alguem passasse por um incendio e saisse só com as roupas do corpo,esse parece ser o melhor sentido da expressão:como pelo fogo.bons comnentaristas defendem essa tese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante isso, pra ser sincero eu não tinha pensado nisso, muito bom mesmo. Deve ser melhor ainda pra pregar.

      Excluir
  4. A interpretação desse termo: "Salvo pelo fogo" depende se você acredita que a salvação se perde ou não... Para aqueles que crêem que a salvação se perde, dizem que isso significa que são salvos por um "triz", porém aqueles que crêem que a salvação eterna jamais se perde, dizem que esse fogo se refere a disciplina que muitos cristão terão no milenio, se as suas obras forem reprovadas por Deus. Fica ai a dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Anselmo, obrigado pela dica, mas será que esses que acreditam que a salvação não se perde, são os que creem na predestinação fatalista?
      Paz, continue conosco.

      Excluir
    2. Esse texto trata do tribunal de Cristo no qual seremos galardoados, condenação será no Juízo final e será para os ímpios.

      Excluir
    3. Eu também vejo dessa forma, apesar da palavra do irmão Anselmo eu também entendo que o texto está tratando do tribunal de Jesus para os galardões e os salvos pelo fogo serão aqueles que não terão galardões, mas estarão salvos.

      Excluir
  5. Professor Glorifico a Deus por sua humildade,sendo um proifESsor entendeu que a interpretação de um anônimo Estava coerente e ainda diz serbmelhor para pregar,homens humildes assim que Deus procura, afinal estamos sempre apredendo...Glorias a Deus!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vaso, geralmente eu leio os comentários dos anônimos, mas só respondo alguns que falam algo mais interessante como aquele e como esse seu comentário. Mas eu prefiro mesmo que os irmãos se identifiquem.
      Graça e Paz.

      Excluir
  6. Passar pelo fogo e ser provado,ex:Daniel,todos se converteram ao DEUS vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas no texto que nós analisamos está falando de uma provação das obras e não da pessoa.

      Abraços amigo.

      Excluir
  7. O que o versiculo explica e que somos salvos pela graça de Cristo e não. por obras.leia tito cap:3 v5 ,Romanos cp:10 v11,12 cp 11v5,6 cp3 v28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Kelton, mas você está se referindo a qual texto? Ao da interpretação que eu coloquei no artigo? Acho que eu não entendi muito bem o teu comentário.

      Paz irmão.

      Excluir
    2. concordo plenamente com o irmão kelton junio porque o assunto posto acima fala de galardão incuindo todos os eleitos por quem o senhor jesus morreu estando na igreja ou não, só não serão salvos os que foram preparados para a perdição romanos 9 18 a 25 18Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
      19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?
      20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
      21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
      22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
      23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão em atos 13,48 diz e foram salvos todos que estavam destinados para salvação

      Excluir
    3. Interessante, entendi seu ponto de vista. Muito interessante.

      Excluir
  8. pastor a Paz do Senhor! queria saber se o sr vai postar o resumo da primeira lição 2 trimestre de 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo aqui meu querido, só não poderei fazer o da Central Gospel.

      Paz.

      Excluir
  9. Caro,

    Entender que alguém poderia ser salvo mesmo tendo edificado de forma errada não seria um contrassenso?

    Veja que, segundo a parábola dos talentos, aquele que recebeu um talento e não o granjeou, ou seja, construiu um edifício de palha ou de madeira, por exemplo, foi destituído do que tinha e lançado nas trevas exteriores (não foi salvo).

    Esse "salvo como que pelo fogo”, de que fala o versículo em pauta, não estaria se referindo às provas que passamos em vida para nos arrependermos dos nossos erros e nos humilharmos diante de Deus?

    Veja que Mateus 3:11 diz que Jesus nos batizaria "com Espírito Santo e com fogo”, de sorte que, segundo Paulo, o fogo é quem declara a obra de cada um.

    Por isso, até mesmo quem construiu um edifício de ouro teve que passar pelo fogo para que se conhecesse qual era a sua obra e pudesse, então, receber o galardão (a recompensa).

    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Marcelo, sua teoria é muito interessante, porém a parábola do talento fala de alguém que não fez nada,enterrou o talento, já essa passagem estudada fala daqueles que trabalharam mas não com o coração focado no principal objetivo de Deus, as almas. Não são pessoas ímpias, apenas não trabalharam como Deus queria o tempo todo, não perderão a salvação, só algumas de suas obras no Reino não serão aceitas para galardão.

      Paz de Jesus amado.

      Excluir
  10. IRMÃO MARCOS, Então aquele que enterrou os talentos diz respeito aqueles que se desviarão da fé em cristo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Carlos, você me fez reler os comentários acima, rsrsrs, isso é bom.
      Vamos lá, o que enterrou o talento é o preguiçoso, egoísta que se recusa a se doar no trabalho do Reino de Deus, ele recebeu de Deus um talento, mas não o usa no serviço do Senhor para ganho de mais talentos para Deus (almas). Podemos considerar os desviados e também alguns crentes que estão dentro das igrejas hoje.

      Graça e paz.

      Excluir
  11. Meu irmãozinho pastor Marcos, muitíssimo obrigado pela sua resposta, continue multiplicando seus talentos, que Deus abençoe o senhor e sua família, um grande abraço de todos os irmãos daqui de Belém do pará, a Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido, Deus abençoe sua vida ministerial e toda a sua família.

      Excluir
  12. Incrível os caminhos criados para tentar fugir do óbvio: o fogo é o purgatório. O inimigo usou a interpretação errada para tentar Jesus no deserto. Hoje, cada um interpreta a Palavra da maneira que quer e não enxerga o perigo disso. A interpretação é única, segundo o Espírito Santo. Jesus deixou um representante, um pastor, a qual deixou a ordem de levar a Paz (apascentar) a suas ovelhas. E a Paz referida é uma pessoa: Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ênio, desculpe só responder agora, é que tenho estado muito atarefado.
      Você afirma que o fogo é o purgatório, porém o texto não remete a ideia de purgar pecados, mas sim a ideia de testar as obras a fim de saber se são de material que se queima rápido ou não. Seriam obras aprovadas ou desaprovadas. E a Bíblia deixa claro em Hb 9.27 que após a morte segue-se o juízo e não uma purificação de pecados.

      Paz meu amado.

      Excluir
  13. Pr. Marcos, muito bom o seu comentário, o Tribunal de Cristo é para os salvos, os quais em Cristo já foram julgados na cruz do calvário, agora as suas obras passarão pelo crivo do justo juiz, não para condenação ou absolvição más para ser galardoado ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Maiara, boas palavras e obrigado por comentar o post. Deus é fiel.
      Dá uma olhada nos outros.

      Paz.

      Excluir
  14. Uma dúvida, se a palavra se refere a obras e não pecados agora pergunto se a obra se queimou é porque esse tal errou de alguma forma pois esta tal foi reprovada diante de Deus,e se errou não pecou? A própria palavra diz que aquele pode fazer o bem e não o faz comete pecado que dirás o erro, o testo lá RM cima diz q pessoas não estariam de acordo com o coração de Deus logo então está pecando acho que todo erro é pecado pois está em jogo a santidade de Deus que é algo inefável, que nós não conseguimos compreender e nem definir.
    A paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Ismael, a tua argumentação é interessante, porém se acreditarmos que a palavra se refere à pecados então devemos aceitar Deus purga o pecado após a morte, pois no texto afirma que "mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." porém isso estaria em desacordo com a palavra de Hb 9.27 que diz: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo"
      Hebreus 9:27
      Por isso continuo com minha posição.

      Graça e paz irmão Ismael e obrigado pelo teu interessante comentário.

      Excluir
  15. Irmãos todos nós tanto cristãos como ímpios estamos passando pelo fogo provando as obras de cada um muitos abandonando a fé outros saindo das seitas das religiões, os ímpios a maior parte deles estão piorando a situação deles pós a saída deles é na trapaça tranbique no engano na ambição desenfreada,os fiéis a Deus estão passando pelo fogo e ficando na maioria mais fiéis se Deus não permitir passarmos pelos fogo,os problemas as quedas,as perseguições os levante do inimigo, da família dos irmãos na própria igreja, e desertos etc não vamos está purificador para o dia do juízo veja esta palavra em daniel:

    "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão." Daniel 12:10

    O estudo citado acima espelham neste versículo de Daniel. Eu você nós estamos passando pelo fogo sendo purificados pro encontro do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado, depois de uma análise tão bem elaborada, faltou somente colocar seu nome pra sabermos quem escreveu.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.