domingo, 9 de novembro de 2014

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - Deus se Arrepende?




Considere esse impressionante versículo.

"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração."
Gênesis 6:6

 Esse versículo é um dos mais controversos de toda a Bíblia, por afirmar expressamente que "Deus se arrependeu", por ser essa uma afirmação que entra em choque com uma outra vejamos:

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23:19

Os dois versículos parecem estar em flagrante contradição e a única saída para os estudiosos seria buscar no hebraico a raiz da palavra "arrepender-se" usada nessas passagens. Esperava-se que fossem palavras diferentes com a mesma tradução, porém chegou-se a conclusão que desconcertou muitos eruditos, pois é a mesma palavra "nãham", segundo a Bíblia de Estudo Palavra Chave - CPAD - Pág 1794, que significa "suspirar com força" e se interpreta de várias formas como lamentar-se, pesar-se, entristecer-se.

Olhando cruamente parece que há sim uma contradição, porém ao analisarmos a palavra raiz no hebraico, notamos que ela detém vários significados e que no português a palavra "arrepender-se" tem um único significado que é o de "lamentar-se por haver feito algo" dessa forma entendemos que no original em hebraico admite-se dois significados para as afirmações.

No primeiro está dizendo que Deus se lamentou ou se enfureceu por ter feito o homem e por isso estava decidido a modificar a situação da raça humana, purificando aquela geração pelo dilúvio e poupando uma família para dar continuidade à raça humana. No segundo está sendo feito a afirmação de que o Senhor não é como o homem que se arrepende ou que mente ao fazer uma afirmação ou promessa e não cumprir.

É bom entender que a forma de se transmitir as ações de Deus ao homem é com uma linguagem que o homem entenda, para afirmar que o Senhor se enfureceu pela existência do homem se usou o o termo "nãham" que foi traduzido para "arrependeu-se". 

CONCLUSÃO
Não há contradição, somente diferença na exegese entre o que o autor quis dizer em cada passagem. Diferença essa que o tradutor não pôde transmiti para manter fidelidade ao texto original.

Pr Marcos André

Assista ao vídeo explicativo: Clique aqui.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Conteúdo da Lição 5 - Revista da Editora Betel


MEFIBOSETE E O MILAGRE DA RESTITUIÇÃO DA HONRA
2 DE NOVEMBRO DE 2014

 TEXTO ÁUREO
“E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram a Jisreel; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete”. 2 Sm 4.4

VERDADE APLICADA
A Graça Divina não mira nossos defeitos nem tampouco nossas impossibilidades, ela não pede nenhum outro esforço que não seja a fé para que a aceitemos em nossas vidas.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
2 Sm 9.6; 2 Sm 9.10-12

INTRODUÇÃO
A história de Mefibosete traz um misto de fracasso e de sucesso. Ele era o filho de Jonatas, o amigo de Davi. Jonatas era um homem sábio, que viu em Davi a unção de rei, sabia que seu próprio pai estava reprovado por suas ações e vida de desonra a Deus, e mesmo sendo o sucessor ao trono, renunciou porque via em seu amigo o homem escolhido para liderar os exércitos e a nação de Israel (1Sm 18.3-4).

1. Mefibosete, o filho de Jonatas
Antes da morte de Saul, Jonatas e Davi firmaram um pacto entre famílias. Jonatas o protegia das loucuras de seu pai Saul e se um dia ainda vivesse, Davi tornando-se rei cuidaria dele e de seus descendentes (1Sm 20.13-17).

1.1 Um trágico acidente
Para a tristeza de Daví, Jonatas e Saul morrem no mesmo dia, e Davi se tornou o rei de Israel. Era comum que um novo rei exterminasse a todos os familiares do antecessor para que não houvesse uma insurreição. Assim, quando a notícia da morte de Jonatas e Saul se espalhou, a desgraça veio a casa de Jonatas e seu filho Mefibosete de cinco anos de idade, além de perder seu pai e o futuro trono de Israel, ficou coxo de ambos os pés, porque no afã de salvá-lo da morte a ama que dele cuidava o derrubou (2Sm 4.4).

1.2 Mefibosete, o príncipe que vivia em Lo-Debar
Após a ascensão de Davi ao trono de Israel não se houve mais falar em Mefibosete, ele é levado para Lo-Debar e lá vive exilado e totalmente esquecido por todos, inclusive Davi. “Lo-Debar” significa: “sem pasto” um lugar deserto e árido, e “Mefibosete” significa: “semeador de vergonha”. Em Lo-Debar, Mefibosete viveu sem fé, sem esperança e sem Deus. Além de tudo isso, a pessoa que foi encarregada de cuidar dele usurpou todos os bens que possuía (2Sm 9.2-3). No deserto, com medo da morte, andando com dificuldades, e totalmente aquém da sociedade, Mefibosete não possuía qualquer perspectiva de mudança em sua vida, nem mesmo sabia da aliança entre Davi e seu falecido pai (2Sm 9.3-4,7).

1.3 Toda promessa tem um tempo para se cumprir
O tempo passou e Mefibosete cresceu no deserto de Lo-Debar longe de tudo que lhe era de direito. Até que o tempo de Deus chegou e Davi se lembrou da aliança que havia feito com Jônatas. Observe as palavras de Davi. Ele usa o mesmo termo para graça e honra. “Benevolência”. E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? (2Sm 9.3). E Ziba responde: “Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés”. Enquanto Davi intenciona honrar Mefibosete, o mal intencionado Ziba, que havia se apossado das terras do príncipe aponta seus defeitos. Ziba conhecia a generosidade do rei e mostrou o defeito para impedir o rei de abençoá-lo (Pv 3.16; 18.12). Isso nos recorda muitas situações do cotidiano não é mesmo?

2. Do deserto à mesa do rei
Existem pessoas que são mal intencionadas. Ziba não nega a existência, mas faz questão de apresentar o defeito, ele sabia que uma pessoa deficiente não poderia entrar no palácio, só não sabia que aquele estava marcado com o selo real e com o pacto da promessa. Na verdade, não importava o que Ziba via, mas o que o rei estava vendo.

2.1 Quando a surpresa bate à porta
Quando os guardas bateram à porta de Mefibosete em Lo-Debar, deve ter sido para ele como o dia do juízo, pois sabia que sua vida estava em risco, e como não podia correr deve ter pensado: “agora chegou meu fim”. Mas o que para ele parecia o fim, para Deus era o começo de uma nova história. Ninguém pode impedir nossa honra quando chega o tempo do Rei nos honrar. Ele sabe nosso endereço, e quando bate a nossa porta não é para nos punir, mas sempre manifestar sua graça e misericórdia. Naquele dia Mefibosete entrou na carruagem real para dar adeus ao lugar de anonimato. Deus não se esquece da aliança eterna feita com o filho ao nosso respeito (Lc 22.20).

2.2 Quando a visão do rei prevalece
Mefibosete era conhecido pelo nome de Meribe-Baal (1Cr 8.34); 9.40). “Merbe” significa: “lutador” e “Baal” é uma palavra em hebraico que significa: senhor, lorde, marido ou dono. A visão que Jonatas tinha para o futuro de seu filho era que como um príncipe dele se tornasse um “lutador do Senhor”, esta seria a tradução mais correta para Meribe-Baal. Era comum entre os Israelitas dar um nome que representasse o caráter da pessoa, alguns desses nomes eram também colocados após a morte, representando seus feitos. Podemos destacar aqui quatro visões importantes sobre a vida de Mefibosete:
1) Jonatas o via como um lutador do Senhor;
2) Ziba o via como um aleijado impedido de entrar na presença do rei;
3) Ele se via como um cão morto;
4) Davi o via como um príncipe a quem deveria honrar e restituir (2Sm 9.3,7,8).


2.3 Os humilhados serão exaltados

“Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa” (2Sm 9.10a). Ziba que tanto apontou defeito, agora foi destituído da função de senhor, tornando-se servo de Mefibosete, a quem havia lesado todos os anos em que viveu em Lo-Debar. A justiça de Deus pode parecer demorar, mas certamente chegará. Ziba é um tipo de Satanás, que rouba, nos envergonha, e se apossa do que temos. Porém, no dia em que Deus nos honrar, ele terá que devolver tudo o que nos roubou, com juros e correções, e ainda nos verá sentados à mesa do rei (2Sm 9.9-11).

3. Jerusalém o lugar dos príncipes de Deus
A vida de Mefibosete vai de um extremo ao outro, ele começa no deserto, na sequidão, e no anonimato, e termina no palácio real assentado à mesa do rei. A graça Divina é assim, ela tem o poder de nos transportar e nos elevar de uma posição a outra (Ef 2.6).

3.1 Quem Mefibosete tipifica em nossos dias?
Mefibosete era um príncipe que vivia no deserto. Num lugar obscuro, com medo e sem nada. Ele tipifica os filhos que o rei está à procura pra honrar e mudar suas vidas; aqueles filhos de rei que nunca entraram no palácio, que vivem à margem da sociedade e não desfrutam da mesa de seu rei (Lc 18.14). Deus está falando de um tempo de revelações, de sair do anonimato, e de um alimento especial e particular que só existe em sua mesa; Mefibosete representa os filhos que nunca estiveram face a face com o rei. Deus está falando de um tempo de intimidade com Ele, de uma mesa onde todos são iguais; Mefibosete representa os filhos de rei que nunca comeram pão diariamente. Alguns provaram aqui ou ali, mas diariamente não. Deus fala de um tempo de revelação continua, sem escassez, todos os dias, na presença dor rei (2Cor 4.3).

3.2 Na mesa do rei todos são iguais
Quando as trombetas do palácio anunciavam à chegada de Mefibosete toda a casa do rei poderia se perguntar por que o rei quebrava o protocolo e deixava um deficiente como aquele não somente entrar, mas sentar-se à mesa e comer como um de seus filhos (2Sm 9.13). Poucas pessoas sabem o que Deus conversa conosco em secreto, e poucos sabiam a respeito da aliança de Davi e Jonatas, a qual simbolizava aliança de Deus conosco por intermédio de Jesus. Os filhos belos de Davi, Joabe o capitão da guarda, estavam juntos a mesa. E a mesa é reveladora porque da cintura para cima todos são diferentes, mas quando estão sentados todos são iguais, os defeitos desaparecem (Rm 2.11; Gl 3.28; Cl 3.11).

3.3 Ele começou em Lo-Debar, terminou em Jerusalém
Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém... (2Sm 9.13). Esse é o final que o Senhor deseja dar a todos aqueles que estão aliançados com Ele. De uma só vez, a vida de Mefibosete mudou de anonimato a personagem célebre, e isto se chama honra. Jerusalém tipifica a eternidade, e Lo-Debar o lugar das nossas provações. Porém, numa hora que ninguém espera, num dia especial que somente o Rei conhece, a carruagem real vai passar como passou nos tempos de Elias, e levará consigo os simples de coração, os habitantes do deserto, os que Ziba tem lesado durante toda a vida, para encontrar-se com o Rei e por Ele serem honrados em sua mesa (Lc22.14-17).

CONCLUSÃO
Mefibosete era um filho de rei que vivia num lugar obscuro, com medo e sem nada. É tempo dos filhos do Rei saírem do deserto do anonimato, serem honrados, e terem suas vidas transformadas. Até mesmo a criação espera por esse momento em nossas vidas (Rm 8.19).

sábado, 25 de outubro de 2014

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 4 - Revista da CPAD

INCOMPLETO


AULA EM 26 DE OUTUBRO DE 2014 – LIÇÃO 4
(Revista: CPAD)

Tema: A PROVIDÊNCIA DIVINA NA FIDELIDADE HUMANA

Texto Áureo: Daniel 3.17
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição recomendo que você releia o capítulo 2 de Daniel.
"desafiados em nossa fé", o desafio consiste em mostrar se eles acreditavam ou não na fé que professavam. Somos desafiados em situações semelhantes, que envolvem decisões importantes, não necessariamente com risco da vida, mas risco de emprego ou posição.
"Tornou-se um déspota", déspota é o que governa de forma arbitrária e absoluta.
"servilismo irracional", é servir sem questionamentos sem se perguntar o por que disso ou daquilo, até mesmo Deus se permite os questionamentos Malaquias 3.10.
"três jovens hebreus", não se tem ideia clara do porque Daniel também não foi provado com seus amigos naquela ocasião, é provável que ele trabalha-se em função diferente e que por isso viajasse muito.
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1. A TENTATIVA DE SE INSTITUIR UMA RELIGIÃO MUNDIAL

1.   A grande estátua.
- "a cabeça de ouro", no sonho que Daniel revelou e interpretou o Senhor apresentou a característica de Nabucodonosor pela figura do ouro, ele era vaidoso. 
- “estátua de ouro maciço", significa que ela não tinha outro material e nem era oca por dentro, mas era completamente preenchida com ouro.

2. A diferença entre as estátuas.
- “apareceu no sonho", e simbolizava os impérios da Terra até o governo de Cristo.
"autodeificar-se", fazer-se a si mesmo deus.
"tinha a forma de um obelisco", os obeliscos são monumentos em formato cilíndrico quadrado ou retangular. Quando imaginamos a estátua de ouro de Daniel 3, pensamos em uma imagem figura de homem ou animal. PRIMEIRA VEZ QUE EU LEIO SOBRE FORMATO DE OBELISCO.
"segundo se supõe", é uma suposição porque o texto não deixa isso bem claro, ou não fala isso expressamente.

3. A inauguração da estátua de ouro.
- “desejou ser adorado como deus", era uma forma que os déspotas daquela época tinham de conseguir obediência incondicional do povo e do exército, fazendo eles acreditarem que ele era um deus.
"o único Deus verdadeiro triunfaria", se refere à pedra cortada que esmaga os pés da imagem Daniel 2.45. Nabucodonosor deveria ter considerado isso e atentado que na visão a pedra esmiúça todos os materiais, a prata, o ferro, o bronze, o barro e o ouro. Quer dizer que todos sofrerão juízo da parte de Deus.
"religião totalitária", totalitário é a característica do que é arbitrário, impositivo, infelizmente ainda hoje no mundo existem grupos religiosos que tentam impor suas crenças aos demais, como é o grupo denominado Estado Islâmico e outros.
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2. O DESAFIO À IDOLATRIA

1.  A ordem do rei a todos os seus súditos (vv.4-7).
- “perante os povos do mundo", assim como existiam cativos de Judá ali e Babilônia, existiam também outros cativos de outras nações.
"Aproximadamente 27 metros", essas medidas foram calculadas por historiadores com base nos sistemas métricos antigos.
"a soberba precede a ruína", sabedoria divina aplicada na vida de Nabucodonosor, pois vemos no capítulo quatro o próprio rei narrando as consequências de sua soberba.

                                              INCOMPLETO

sábado, 18 de outubro de 2014

AGRADECIMENTO

Nesta sexta-feira 17 de outubro estive pregando na festividade de jovens na igreja Assembleia de Deus em Queimados - RJ , Pb Atílho.
Agradeço a Deus e aos jovens pelo convite. Amei o blinde e o delicioso empadão que as irmãs da cantina fizeram. Adorei também conhecer os jovens da matriz de Queimados.
Graça e paz a todos da amada congregação.

Marcos André

domingo, 12 de outubro de 2014

MAIS DE 1 MILHÃO E 500 MIL ACESSOS, O CLUBE DA TEOLOGIA AGRADECE A COLABORAÇÃO DE TODOS.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

AVISO - Ministração

Esta noite estive ministrando no culto de Ações de Graça da irmã Janete em Vila Rosali, na cidade de São João de Meriti-RJ. O Espírito Santo foi quem falou, e foi uma benção.

Infelizmente não estarei ministrando na Escola Dominical na igreja Assembleia de Deus em Agostinho Porto - São João de Meriti-RJ por motivo de trabalho. 

Ev Marcos André

domingo, 28 de setembro de 2014

VIDEO DE PREGAÇÃO

Pregação ministrada no dia das mães de 2014 na Assembleia de Deus Ministério Meritiense em São João de Meriti-RJ

                                       Tema: O Voto de Ana - 2ª Parte